Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara aprova projeto sobre utilização consciente da tecnologia digital; acompanhe
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara aprova projeto sobre utilização consciente da tecnologia digital; acompanhe
Nacional

Câmara aprova projeto sobre utilização consciente da tecnologia digital; acompanhe

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

28/05/2025 – 19:35  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Duda Salabert, relatora do projeto de lei

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria uma campanha nacional sobre a utilização consciente da tecnologia digital, inclusive jogos eletrônicos e REDE social. O texto foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (28) e será enviado ao Senado.

De autoria do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), o Projeto de Lei 3224/24 foi aprovado com redação elaborada pela relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), que prevê a realização da campanha anual em todo mês de abril. Além das redes e dos jogos, o tema abrangerá ainda a utilização de aplicações de internet, conteúdos audiovisuais e programas computacionais.

Durante a Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital, o órgão competente do Poder Executivo deverá realizar ou incentivar ações e atividades de conscientização nas instituições de ensino, de saúde, de comunicação e de proteção à criança e ao adolescente.

O objetivo é partilhar informações sobre o uso responsável e moderado da tecnologia digital e sobre os riscos potenciais do seu uso excessivo na saúde mental, física e emocional dos indivíduos.

Segundo a relatora, a vida das crianças e de suas famílias PODE ser afetada de diversos modos caso não estejam preparadas para lidar com as consequências indesejáveis da tecnologia. “Apenas por meio do esclarecimento as famílias e as pessoas poderão elaborar estratégias adequadas a seu modo de vida e às suas necessidades”, disse Duda Salabert.

A relatora retirou trechos do texto sobre aplicação de sanções. “Por se tratarem de regras sobre a publicidade de produtos ou serviços, o Código de Defesa do Consumidor permanece o instrumento legal adequado para tratar os casos de descumprimento”, afirmou.

Duda Salabert ressaltou que as crianças estão cada vez mais expostas a telas, jogos on-line e redes sociais. “O projeto cria parâmetros para campanha de conscientização sobre o bom uso das redes sociais e das telas”, disse.

O projeto foi inspirado nas campanhas antitabagismo da década de 1980, segundo o autor, deputado Dorinaldo Malafaia. “Agora, com essa epidemia de casos de uso excessivo de telas, de crianças que não têm relações sociais, é fundamental que o Estado tenha uma normatização, e este projeto aponta para isso”, declarou.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirmou que a proposta quer estabelecer uma consciência coletiva de uso adequado das telas e redes sociais.

Já a deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que os crimes na internet deixam um rastro de vítimas que não podem ser negligenciadas.

Críticas
Na opinião de deputados da oposição, o projeto busca defender a regulação das redes sociais. “O que chamam de campanha de conscientização nada mais é do que utilizar o dinheiro público para bombardear o cidadão brasileiro, em especial os jovens, com doutrinação ideológica”, disse o deputado Marcos Pollon (PL-MS).

Essa é a mesma avaliação do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). “A estratégia é muito clara, usar de projetos com bandeiras como uso da consciência e responsabilidade, mas é mais um passo à censura”, declarou o parlamentar.

Em resposta, o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) afirmou que o texto não traz nada sobre regulação das redes ou de inteligência artificial nem censura. “Todos temos de estar preocupados com o uso excessivo de tela das crianças”, defendeu.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova indenização para parentes e vítimas de incêndio na boate Kiss
Próximo artigo PMM atua na recuperação de galeria subterrânea no Centro

Mais notícias desta categoria

CCJ rejeita parecer pela manutenção do mandato da deputada Carla Zambelli

2 horas atrás

Comissão de Fiscalização aprova relatório final das atividades de controle em 2025

3 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento conclui votação dos 16 relatórios setoriais

4 horas atrás

Saúde tem o maior volume de emendas parlamentares no Orçamento de 2026

4 horas atrás

Comissão aprova novas regras para reembolso a acionistas dissidentes

5 horas atrás

Cancelado debate sobre falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

6 horas atrás

Comissão discute falta de atendimento especializado a pessoas com epidermólise bolhosa

7 horas atrás

Câmara dos Deputados ganha Prêmio Nacional de Transparência Pública; assista

7 horas atrás

Comissão debate exportação de animais vivos por via marítima e seus impactos

7 horas atrás

Relator de cidades do Orçamento de 2026 reduz perdas do setor em relação a 2025

7 horas atrás

Relatório sobre mulheres e direitos humanos do Orçamento 2026 recompõe valores em relação a 2025

7 horas atrás

Comissão aprova inclusão da neuromodulação não invasiva no SUS

8 horas atrás
Projeto aprovado determina inclusão do devedor contumaz em cadastro da Receita; saiba mais
Devedor contumaz será impedido de obter benefícios fiscais; saiba mais sobre o texto aprovado
Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz
Comissão aprova projeto que facilita defesa jurídica de beneficiários do BPC
Comissão aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?