Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara aprova projeto que prevê planos de ação e metas para primeira infância
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara aprova projeto que prevê planos de ação e metas para primeira infância
Nacional

Câmara aprova projeto que prevê planos de ação e metas para primeira infância

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

14/10/2025 – 21:19  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Rafael Brito, relator do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que modifica a Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI) prevendo planos de ação de quatro anos com metas e indicadores. A proposta será enviada ao Senado.

De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o Projeto de Lei 1924/25 foi aprovado nesta terça-feira (14) com substitutivo do relator, deputado Rafael Brito (MDB-AL). A PNIPI foi criada pela Lei 13.257/16, e o projeto detalha procedimentos para alcançar seus objetivos.

Segundo o texto aprovado, a UNIÃO deverá integrar dados sobre a primeira infância (0 a 6 anos) obtidos de programas e serviços públicos junto aos entes federativos e relativos a gestantes, a crianças dessa faixa etária e aos seus responsáveis legais.

Rafael Brito afirmou que a proposta assegura harmonia das normas jurídicas direcionadas à primeira infância e avança na integração das políticas setoriais. “As experiências e oportunidades nessa faixa etária têm impacto duradouro na vida, influenciando sucesso escolar, saúde mental e física, e até a inserção social ao longo da vida”, disse o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da educação.

Estratégias de comunicação
O sistema que integrar os dados deverá subsidiar estratégias de comunicação direta com as famílias e responsáveis legais, obedecidos os princípios da finalidade, necessidade, minimização e segurança da informação.

Atualmente, a lei já prevê a existência de comitês intersetoriais (saúde, educação, assistência social, etc.) em cada ente federativo para articular as ações direcionadas à primeira infância. Com o texto do projeto, esses comitês também ajudarão a implementar planos para executar a política.

De acordo com o substitutivo aprovado, os planos de estados, Distrito Federal e municípios deverão ser articulados com a política e garantir participação da sociedade civil e das instâncias de controle social na sua elaboração, acompanhamento e fiscalização.

Esses planos deverão contemplar objetivos, iniciativas, indicadores de acompanhamento e metas relacionados à primeira infância no respectivo território.

Objetivos
O projeto inclui na lei objetivos para a PNPI, como:

  • garantir a absoluta prioridade das crianças ao acesso a direitos e políticas públicas;
  • fortalecer, ampliar e qualificar o acesso a bens e serviços públicos para as crianças na primeira infância e para seus cuidadores; e
  • fortalecer a comunicação do poder público com famílias e responsáveis legais para prestar esclarecimentos sobre direitos e divulgar informações destinadas ao desenvolvimento de crianças na primeira infância.

Gestação
O Plenário da Câmara aprovou emenda da deputada Chris Tonietto (PL-RJ) que inclui o período da gestação na classificação de primeira infância. A emenda define a primeira infância como o período desde a gestação até os 6 anos de idade.

“A finalidade é apenas fazer um pequeno ajuste na definição legal de primeira infância para torná-la coerente com o marco legal da primeira infância, reconhecendo que o desenvolvimento integral da criança se dá desde a gestação”, disse a deputada.

Para o deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), a primeira infância começa na “obstetrícia, na gestação, na concepção”. Ele é presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

Porém, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) disse que a mudança não deveria ser incluída em política de primeira infância, mas sim na de mães gestantes. “Não estamos discutindo política pública para gestação, é outra matéria”, declarou.

A deputada professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) afirmou que a mudança é inconstitucional e trata-se de “um golpe contra os direitos das mulheres”.

Segundo o líder do NOVO, deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), a proteção necessária para a primeira infância deve ser desde a gestação. “Algo que, para mim, deveria ser absolutamente óbvio”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas Filarmônica apresenta ‘Assim falou Zaratustra’ em noite de clássicos no Teatro Amazonas
Próximo artigo Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional da Proteção de Dados

Mais notícias desta categoria

Comissão debate atuação do crime organizado no sistema financeiro e no setor de combustíveis

2 horas atrás

Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais

3 horas atrás

Grupo de trabalho sobre proteção de crianças debate reforma da legislação penal e repressão aos crimes cibernéticos

4 horas atrás

Comissão aprova multa de até R$ 20 mil para festa com som alto em espaço público sem autorização prévia

4 horas atrás

Comissão debate melhoramento genético do gado leiteiro

5 horas atrás

Comissão debate política nacional de atendimento às pessoas com fibromialgia

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que endurece regras penais para crimes violentos e tráfico

5 horas atrás

Ex-ministro Onyx Lorenzoni nega ligação com envolvidos nas fraudes do INSS

18 horas atrás

Comissão aprova isenção de visto para turistas de Austrália, Canadá e EUA

18 horas atrás

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico

19 horas atrás

Comissão aprova criação de novos instrumentos de crédito para pequenas e médias empresas

20 horas atrás

Comissão aprova projeto que limita acumulação da aposentadoria de ex-congressista com mandato local

20 horas atrás
Congresso Nacional aprovou 35 leis ambientais na atual legislatura
Deputado diz que aumento de transferências para municípios fortalece políticas para a população; ouça
Comissão aprova obrigação de governos detalharem recursos orçamentários voltados à mulher
Hugo Motta participa da abertura da sessão plenária da Cúpula do Clima na COP30
Comissão aprova atendimento acessível a mulheres com deficiência vítimas de violência doméstica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?