Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Câmara aprova projeto que cria fundo de financiamento para o Ministério Público da União
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara aprova projeto que cria fundo de financiamento para o Ministério Público da União
Nacional

Câmara aprova projeto que cria fundo de financiamento para o Ministério Público da União

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

16/07/2025 – 20:53  
•   Atualizado em 16/07/2025 – 21:05

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Camila Jara, relatora da proposta

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da UNIÃO (FMPU) para financiar o cumprimento das funções essenciais do órgão. A proposta será enviada ao Senado.

De autoria do MPU, o Projeto de Lei 1872/25 foi aprovado nesta quarta-feira (16) com substitutivo da relatora, deputada Camila Jara (PT-MS), que retirou do projeto original a proibição de contingenciamento de recursos do fundo e acrescentou dispositivo proibindo o uso dos recursos para o pagamento de despesas de pessoal.

Camila Jara afirmou que a criação do fundo representa um marco importante para o fortalecimento do Ministério Público da UNIÃO, proporcionando os meios necessários para o aprimoramento de sua atuação em defesa da Cidadania, do Estado Democrático de Direito e dos interesses da sociedade.

“Um dos principais objetivos é a execução de programas de melhoria da atuação institucional e do atendimento à sociedade, com especial atenção à defesa das vítimas. Isso demonstra o compromisso em aprimorar serviços prestados diretamente à população”, afirmou.

O projeto cria, no âmbito do Ministério Público da UNIÃO, o conselho curador, o conselho gestor, o conselho fiscal e a diretoria executiva do fundo. O conselho curador deverá zelar pela aplicação dos recursos do fundo; aprovar seu orçamento e as contas anuais; e cumprir demais atribuições e encargos previstos em regulamento.

Receitas
O texto lista como receitas do FMPU os encargos que couberem ao Ministério Público da UNIÃO, dotações orçamentárias próprias, doações, recursos com a venda de equipamentos, veículos e outros materiais permanentes do MPU, valores de inscrições em concursos organizados pelo órgão e transferências de outros fundos com natureza pública ou privada.

Também irão para o fundo 10% das seguintes receitas:

  • custas recolhidas no âmbito da justiça da UNIÃO de 1º e 2º graus;
  • multas aplicadas pelos magistrados em processos cíveis, em razão da prática de ato atentatório ao exercício da jurisdição; e
  • recursos da venda de bens móveis e imóveis considerados abandonados, nos termos da lei que institui o Fundo de Custas da justiça Federal.

Já o saldo financeiro positivo apurado em balanço anual deve ser transferido anualmente para o exercício seguinte, a crédito do próprio fundo.

No texto aprovado, a relatora estabelece ainda que a execução orçamentária do FMPU seja divulgada em portal público de transparência, a ser instituído pelo conselho gestor, com informações detalhadas sobre a composição das receitas e a destinação das despesas.

Finalidades
Além da finalidade geral citada, o fundo poderá financiar o desenvolvimento e a execução de programas e projetos voltados à melhoria da atuação institucional e ao atendimento à sociedade, em especial para a defesa das vítimas.

Poderá financiar a construção, ampliação, reforma e adequação de prédios próprios do MPU ou de imóveis cedidos sem ônus, ainda que por prazo certo.

Será admitido ainda comprar com recursos do fundo veículos, equipamentos, softwares e bens necessários, assim como realização de ações de capacitação e aperfeiçoamento contínuo de membros e servidores do Ministério Público da UNIÃO.

Debate em Plenário
Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a proposta busca fortalecer a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos do conjunto da sociedade. “O Ministério Público que defende os direitos difusos e é fundamental para termos um país mais justo e democrático”, disse.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), no entanto, há um conflito de interesses na proposta. “O Ministério Público não examina desvio de emendas parlamentares? Pois acreditem, há possibilidade de o fundo ser abastecido por emendas. Já pensou o fiscal da lei sendo nutrido por quem tem de ser fiscalizado pela lei”, criticou.

Segundo a deputada Adriana Ventura (NOVO-SP), “agora virou moda criar um fundo para chamar de seu”. “Geralmente esses fundos são paralelos ao Orçamento. Estamos virando o País do caixa paralelo, do caixa 2”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputados e especialistas afirmam que criminalização da cultura negra é um fenômeno histórico
Próximo artigo Prefeitura de Manaus avança com manutenção viária no bairro Jorge Teixeira e reforça compromisso com a mobilidade urbana

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

21 horas atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

22 horas atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

22 horas atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

1 dia atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

1 dia atrás

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

5 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

5 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

5 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

5 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

5 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

5 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

5 dias atrás
Comissão aprova regra para contratação de aprendizes e pessoas com deficiência pela administração pública
Comissão aprova isenção de contribuição previdenciária para faculdades com bolsas pelo Prouni
Comissão aprova diretriz para modernização sustentável de pontos de ônibus
Projeto prevê uniformização mínima para matrícula de imóveis em cartórios
Lei cria Comitê Gestor do IBS e define regras do imposto criado pela reforma tributária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?