Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental
Nacional

Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

17/07/2025 – 03:55  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Deputados na sessão do Plenário

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (17), o projeto de lei que estabelece regras gerais de licenciamento ambiental. A proposta também cria novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados e prazos menores para análise. O texto será enviado à sanção presidencial.

O substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados incorpora 29 emendas do Senado ao Projeto de Lei 2159/21, com parecer favorável do relator, deputado Zé Vitor (PL-MG).

Ele afirmou que as emendas do Senado contribuem para estabelecer regras claras e objetivas para o licenciamento ambiental. “Após amplo debate com todos os setores interessados que buscaram um diálogo construtivo em prol de um texto equilibrado e que contribua com o desenvolvimento sustentável do País, o projeto se mostra apto”, disse.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que o relator da proposta atendeu cerca de 70% das demandas do governo. Segundo ele, houve negociação até o último momento e buscou-se negociar com o governo para construir uma convergência de um projeto bom para o País. “A primeira a ser visitada pelo deputado Zé Vitor foi a ministra [do Meio Ambiente] Marina Silva”, disse Motta.

Licença Ambiental Especial
Uma das emendas aprovadas cria um NOVO tipo de licenciamento ambiental, chamado de Licença Ambiental Especial (LAE), que poderá ser concedida mesmo se o empreendimento for efetiva ou potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente.

Esse tipo de licença poderá ser usada para atividades ou empreendimentos considerados estratégicos pelo Conselho de Governo, órgão de assessoramento do presidente da República quanto à política ambiental.

A definição das prioridades será bianual, e uma equipe técnica deverá se dedicar permanentemente à função.

Com prazo de 12 meses para conclusão da análise e decisão sobre o pedido de licença, a LAE terá prazo de validade de 5 a 10 anos, e a autoridade licenciadora dará prioridade à análise e decisão dos pedidos de LAE em detrimento de outras licenças.

Segundo o texto, a análise da LAE deverá ocorrer em uma única fase, e a autoridade licenciadora poderá solicitar informações adicionais uma única vez.

Outros órgãos que precisem emitir licenças deverão dar prioridade à emissão de anuências, licenças, autorizações, certidões, outorgas e demais documentos necessários em qualquer esfera administrativa.

Mineração
Quanto à mineração de grande porte e/ou alto risco, com aprovação de emenda dos senadores, não serão mais observadas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) até lei específica tratar do tema.

Mais informações em instantes

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito em exercício Renato Junior destaca próximas intervenções da gestão durante entrevista
Próximo artigo Deputados manifestam-se a favor e contra o projeto sobre licenciamento ambiental

Mais notícias desta categoria

Estudo mostra que emendas parlamentares somam mais de R$ 11 bilhões em estados e capitais

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria Livro Nacional do Mérito na Segurança Pública

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente ao produtor

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que assegura atendimento a pessoas com deficiências ocultas

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe discriminação por qualquer motivo contra pessoas do espectro autista

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que atualiza Código Penal para incluir crimes com o uso de drones

4 horas atrás

Comissão aprova inclusão de aluguel de máquinas no programa de apoio ao setor de eventos

4 horas atrás

Comissão aprova manutenção de benefícios sociais para trabalhadores safristas

5 horas atrás

Comissão aprova uso de recursos de multas de trânsito para custear CNH de pais de pessoas com deficiência

5 horas atrás

Comissão aprova proibição de bloqueio de recursos de loterias e apostas destinados ao esporte

6 horas atrás

Comissão aprova diretriz para segurança de mulheres e crianças em banheiros públicos

6 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê relatório prévio sobre estado de veículo anunciado em leilão

6 horas atrás
Câmara aprova projeto que amplia compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar
Seminário apresenta balanço de estudo que monitorou a participação feminina nas eleições municipais
Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Campanha Setembro Amarelo é oficializada em lei
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?