Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro
Governo do Amazonas

CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.23.09 1024x682 1

O resultado obtido entre janeiro e setembro deste ano já superou em 80,7% o registrado nos 12 meses de 2023

WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.23.09 1024x682 1
CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro
WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.23.08
CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro
Fotos: Marfran Vieira / Kevyn Sousa / Idam

No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o número de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF’s) emitidos e renovados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atingiu a marca de 8.361 documentos. O quantitativo já é 80,7% superior ao registrado durante todo o ano de 2023, quando, entre janeiro e dezembro, foram contabilizados 4.627 cadastros.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, atribui o crescimento à expansão dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados pelo órgão em todo o estado. “A regularização dos produtores rurais está entre as prioridades do Governo do Amazonas, uma vez que, com os documentos em dia, o trabalhador conquista uma série de benefícios que garantem a ele aumento de produção, renda e, consequentemente, o avanço socioeconômico no estado”, pontuou.

Sobre o desempenho registrado entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o Idam respondeu por 64,8% do total de CAF’s emitidos e renovados em território amazonense, segundo o responsável técnico pelo documento no Idam, Carlos Alberto Soares. “Ou seja, o instituto respondeu por 8.361 dos 12.884 CAF’s emitidos e renovados no estado”, informou.

No que diz respeito à atuação do Idam em relação ao CAF, Soares reforçou que os serviços de emissão e renovação do documento podem ser realizados por meio das 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do instituto presentes nos 62 municípios amazonenses. “Então, devidamente regularizado, o agricultor familiar garantirá uma série de benefícios, entre eles o acesso a políticas públicas, como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aposentadoria e, ainda, auxílio maternidade para às agricultoras”, ressaltou o responsável técnico.

CAF’s
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
Para solicitar o documento, o solicitante precisa apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, documento da propriedade rural ou autodeclaração de ocupação de terreno, e comprovante ou autodeclaração de renda.

O post CAF’s: Documentos de regularização emitidos pelo Idam no estado somam mais de oito mil, até setembro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2024 10 16 at 16.09.28 1024x682 1 Secretaria de Educação convoca 147 professores aprovados no PSS para atuarem em áreas indígenas
Próximo artigo AADESAM CHAMAMENTO HERON FERREIRA 2 1 974x1024 1 Aadesam convoca candidatos classificados para o projeto Amazonas Mais

Mais notícias desta categoria

Idam Entregas em Autazes Foto Divulgacao Idam 768x1024 1

Governo do Amazonas destina ao setor primário de Autazes R$ 408,9 mil em crédito rural

17 minutos atrás
Sepror Autazes foto Divulgacao 1 1024x682 1

Em Autazes, Sepror fortalece o setor primário com entregas de insumos e implementos agrícolas

1 hora atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 092934 1024x473 1

Amazonas participa de oficina nacional para criação de programas de residências em saúde, em Brasília

2 horas atrás
Em Autazes governador Wilson Lima inaugura nova agencia da Cosama para dar mais qualidade no atendimento a populacao 6 Fotos Arthur Castro Secom 1024x682 1

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura nova agência da Cosama para dar mais qualidade no atendimento à população

16 horas atrás
Governador Wilson Lima destina mais de R 530 mil para fortalecer setor primario e social de Autazes 1 Foto Arthur Castro Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima destina mais de R$ 530 mil para fortalecer setor primário e social de Autazes

16 horas atrás
Governador Wilson Lima inaugura Grupamento de Bombeiros em Autazes e reforca resposta a emergencias no interior 1 foto Diego Peres Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima inaugura Grupamento de Bombeiros em Autazes e reforça resposta a emergências no interior

16 horas atrás
Fotos Lincoln Ferreira Sejusc Cidadania CRDQ 1 1024x680 1

Sejusc leva ações de cidadania e direitos humanos a pacientes em tratamento de dependência química

17 horas atrás
Governador Wilson Lima entrega telessalas em Autazes e consolida avanco do atendimento digital no interior 1 foto Arthur Castro Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Autazes e consolida avanço do atendimento digital no interior

17 horas atrás
Educacao JEAs Natacao Adson Familia Foto Eduardo Cavalcante 1024x682 1

JEAs 2025: Natação estreia com medalhas para alunos da rede estadual do Amazonas

17 horas atrás
SSP AM CIN MANAQUIRI DALVA PEREIRA FOTOS VICTOR LEVY SSP AM 02 1024x768 1

Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida de forma on-line em Manaquiri

19 horas atrás
PMAM NOVAS MOTOS ROCAM FOTO ANTONIO FAUSTINO SECOM 1024x536 1

Novas viaturas e motocicletas da Polícia Militar do Amazonas já operam em Manaus e reforçam policiamento ostensivo

19 horas atrás
SEDECTI AmazonasChipre BrunoLeao 1 1024x683 1

Amazonas e Chipre firmam acordo de cooperação técnica para fortalecer relações comerciais

20 horas atrás

Seinfra avança com a pavimentação do sistema viário de Urucurituba

PC-AM divulga as imagens de dois jovens que desapareceram Manaus

Adaf leva informação e serviços em ação itinerante à zona rural de Manaus

Alunos-atletas participam das competições de ginástica na 46ª edição Jea’s

Fepiam alerta sobre golpes envolvendo o programa +Crédito Indígena

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?