Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Café à base de açaí e sensor para monitoramento da qualidade da água são apresentados na ação “Fapeam na Feira” 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Café à base de açaí e sensor para monitoramento da qualidade da água são apresentados na ação “Fapeam na Feira” 
EstadosPolícia

Café à base de açaí e sensor para monitoramento da qualidade da água são apresentados na ação “Fapeam na Feira” 

Por biblia
Última atualização: 14 de agosto de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 9 minutos

Por Matheus Gil

VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins acontece até hoje (13/08)

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Um produto que mistura café com açaí e um sensor para análise da qualidade da água foram algumas das pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentadas no “Fapeam na Feira-20 anos”, ontem (12/08), na VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.  

Sob coordenação de Angela Maria Alves da Rocha, da empresa Cafessai da Amazônia, o projeto intitulado “Café desenvolvido a partir do caroço de açaí para diminuir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, recebeu fomento via Programa Centelha 1. 

Um produto que utiliza o açaí como base para o café. Esse é o diferencial do projeto que se destaca por valorizar o caroço do açaí, possibilitando uma destinação mais adequada, melhorando a economia da região e transferindo renda extra aos produtores e batedores de açaí.  

A empreendedora diz que as feiras promovidas pela Fapeam são uma forma inovadora de apresentar este e outros projetos para o público em geral. “Uma excelente oportunidade de se conectar aos clientes ouvindo seus feedbacks em relação ao nosso produto. Além de promover a marca, a proximidade com o cliente propicia ao projeto um mar de informações que nos guiam para o crescimento”, disse Angela da Rocha.  

O produto já pode ser encontrado em diversos empórios de Manaus, além de ser comercializado em sites parceiros para todo o Brasil, e exportado para outros países. 

Outro estudo apresentado durante o “Fapeam na Feira” foi o “Sensor para análise rápida da qualidade da água”, também do Programa Centelha 1, que produziu um adaptador de sensores para o app Marai, capaz de captar de forma automática a leitura dos parâmetros físico-químicos da água de unidades hídricas, contribuindo para a facilidade de acesso social, e disponibilidade de dados para planos de gerenciamento dos recursos hídricos nacional e outros trabalhos. 

“Nossa expectativa é de apresentar para as empresas do agro que existe tecnologia brasileira capaz de ajudar no controle do monitoramento da água de fácil acesso e de novas parcerias”, disse a coordenadora da pesquisa, Elaine Pires de Freitas, da Chemical Treinamento e Inovação Tecnológica.  

Nesse dia também foi apresentada a pesquisa “Material Pedagógico Estruturado”, coordenada pela mestra em Educação, Regina Oliveira Tiradentes, apoiada pela Fundação, através do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam).  

Fapeam na Feira  

A atividade ocorre até hoje (13/8), das 18h às 20h, na área externa da Universidade Nilton Lins, localizada no Bairro Flores. Durante o evento, 9 (nove) projetos de pesquisa que receberam recursos do Governo do Amazonas apresentam resultados de seus trabalhos ao público. 

A ação Fapeam na Feira visa a divulgação de projetos de pesquisa, com uma linguagem acessível ao público, e demonstra na prática a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas, para resolução de problemas e melhoria da qualidade de vida, do ambiente, e da economia.

Tags:Educação BásicaEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?