Sempre comprometido com o desenvolvimento do interior e o apoio aos produtores agrários amazonenses, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) solicitou ao diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges, a ampliação das estratégias e ações conjuntas entre os órgãos para fomentar a produção rural no Amazonas.
Membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cabo Maciel solicitou ao Idam que leve Políticas Públicas de fomento à comercialização para a Agricultura Familiar para as comunidades do Rio Canumã, localizadas no distrito do município de Borba (distante 150 km de Manaus em linha reta).
Para o parlamentar, viabilizar esse acesso possibilita às famílias da localidade viverem de suas produções com dignidade. “Eu como homem do interior sei que esse tipo de acesso faz a diferença na vida das pessoas. É levar dignidade para essas famílias e bem estar social para essas comunidades”, destacou. A solicitação do deputado vai no sentido de orientar as comunidades ribeirinhas e indígenas para que regularizem seus documento para emissão do Cartão do Produtor Primário e se inscreverem no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Além disso, Cabo Maciel solicitou que o corpo técnico do Idam ofereça palestras sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Alimenta Brasil (PAB), Fundo de Promoção Social (FPS), sobre o Crédito Rural da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf).