O deputado Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Projeto de Lei (PL) que autoriza a implantar no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino, de níveis fundamental e médio, matérias sobre o Estatuto do Idoso. A ideia é que os estudantes tenham contato com conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, respeito e valorização aos idosos.
Para o autor da propositura é importante que os jovens aprendam desde cedo a conviver com esses temas. “O Projeto quer promover entre os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino a consideração e respeito devidos à população idosa, a fim de que os jovens lidem com essa nova realidade, do crescimento da população idosa do Estado do Amazonas”, explicou.
O Amazonas possui, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos menores percentuais do país de pessoa com 60 anos de idade ou mais, cerca de 9,3%, mas passou por um aumento de mais de 2% dessa população entre 2012 e 2021, representando hoje cerca de 381 mil pessoas.
Caso aprovado, o PL determina também que caberá à Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM) a organização de palestras, seminários, rodas de conversas, além da divulgação sobre o tema junto aos docentes, discentes, associação de pais e mestres e à comunidade escolar de forma geral.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440