O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed/Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), protocolou na Casa um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a inclusão, nas escolas da rede pública e privada, de atividades extracurriculares que tratem de Educação Financeira e Digital. A ideia é que as escolas promovam campanhas, palestras e seminários sobre os temas.
Para Cabo Maciel esses temas são de grande importância para a vida dos estudantes. “A educação financeira é extremamente importante para todos os seres humanos, e ter a oportunidade de aprender sobre isso no período escolar é um grande diferencial para os adolescentes em formação escolar”, ressaltou.
Da mesma forma, o parlamentar considera uma formação em educação digital relevante. “A educação digital, da mesma forma, também é de grande valia, principalmente na era contemporânea, onde a tecnologia, a cada dia que passa, se torna mais presente na vida cotidiana das pessoas”, avalia.
Entre os temas sugeridos no PL estão Educação financeira no âmbito pessoal e familiar, planejamento previdenciário, declaração anual do Imposto de Renda, o pagamento de impostos, cuidados nas plataformas digitais, cuidados que adolescentes e crianças devem ter nas plataformas digitais, o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA) e as plataformas digitais, o Estatuto do Idoso e a internet e Segurança digital nas redes.