O deputado estadual Cabo Maciel (PL) participou de uma reunião do Comitê Técnico Emergencial da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na reitoria da Instituição de Ensino, para tratar dos desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional as cotas reservando 80% das vagas a alunos que cursaram o ensino médio no Amazonas.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (COED/Aleam), já havia anunciado que juntaria forças à Universidade na busca de formas de oferecer condições de acesso de estudantes da rede pública estadual de ensino e do interior aos cursos superiores da UEA.
Cabo Maciel considera a causa de extrema importância e já marcou, por meio da Comissão uma Audiência Pública sobre o tema na quinta-feira (4), às 9h, na Aleam. “Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas, chamo à responsabilidade a todos aqueles que tenham o real interesse em defender o Estado e seu desenvolvimento, considerando que a Educação de nível superior é condição essencial para isso. Juntos temos condições de impedir que nosso estudantes fiquem desassistidos”, declarou.
Além do reitor da UEA, Dr. André Luiz Zogahib, estiveram presentes deputados membros da Comissão de Educação e demais autoridades. Foram debatidas formas de tratar sobre a distribuição de vagas para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), por meio da apresentação de propostas de regulamentação do sistema de Cotas da Universidade.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440