Na manhã desta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 147 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A solenidade foi de autoria do vice-presidente da Comissão de Segurança da Casa Legislativa, deputado estadual Cabo Maciel (PL), junto com os deputados Sinésio Campos (PT), Comandante Dan (PSC) e João Luiz (Republicanos). Estiveram presentes deputados e autoridades do sistema de segurança pública estadual.
Para o deputado Cabo Maciel, o Corpo de Bombeiros desempenha um serviço de suma importância para a nossa sociedade e merece todo o respeito. “Quero expressar o meu sentimento de gratidão, homenagear o Corpo de Bombeiros é motivo de orgulho para mim, porque são homens e mulheres que têm compromisso com a sociedade, que escolheram proteger a nossa sociedade, em diversos ramos de atuação dos Bombeiros”, declarou.
Em seu discurso na tribuna, após receber dos deputados uma Placa de Homenagem, o Comandante Geral do CBMAM, Coronel QOBM Orleilso Ximenes Muniz, destacou a importância do apoio do Parlamento Estadual na atuação dos Bombeiros. “Falar do Estado do Amazonas é sempre superlativo, nesse contexto o Corpo de Bombeiros tem a missão de proteger e salvar vidas, o patrimônio e o meio ambiente. Não podemos deixar de destacar a integração da corporação com a sociedade, com a Aleam e demais órgãos estaduais e federais. Temos a clara consciência dos nossos desafios e das novas estratégias que precisamos utilizar” afirmou.
Participaram da Sessão o secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Coronel Marco Brandão da Cunha, que representou o Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o subcomandante Geral do CBMAM, Coronel QOBM Helyanthus Frank da Silva Borges, Chefe de Estado Maior do CBMAM, Coronel Alexandre Gama de Freitas, o secretário Executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, Coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, e o Chefe da Casa Militar, Coronel PM Fábio Honda, representando a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Durante a Sessão especial foram entregues Certificados de Homenagens a servidores do CBMAM que se destacaram em suas atuações.
Data Comemorativa
No Amazonas o Corpo de Bombeiros foi criado no dia de 11 de julho de 1876, pelo 1º Vice-Presidente, Capitão de Mar e Guerra, Nuno Alves Pereira de Mello Cardoso, na oportunidade Presidente interino da Província, que assinou a Portaria n. 268 – 1ª Seção. Desde então a instituição passou por várias mudanças de nomenclatura e formato, mas sempre com a função de prevenir e combater sinistros, oferecendo assistência no caso de acidentes ou tragédias naturais.