Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Busca Ativa PNAB Amazonas inicia com oficinas em Novo Airão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Busca Ativa PNAB Amazonas inicia com oficinas em Novo Airão
Governo do Amazonas

Busca Ativa PNAB Amazonas inicia com oficinas em Novo Airão

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Iniciativa visa ampliar acesso a editais culturais no interior do estado

Foto: Secretaria de Cultura e economia criativa / Marcely Gomes

A busca ativa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Amazonas começa nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de novembro, em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Promovido pelo fundo estadual de Cultura, por meio da Secretaria de Estado Cultura e economia criativa e Governo do Amazonas, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A atividade promove formação por meio de oficina de elaboração de Projetos Culturais, cadastro do artistas e trabalhadores da cultura e a sensibilização para criação do CPF da Cultura nos municípios. Esta ação marca o início de um cronograma que se estende até 16 de novembro abrangendo 23 municípios, além da capital: Rio Preto da Eva, Careiro, Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant, Codajás, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Manaquiri, Itacoatiara, Nhamundá, Iranduba, Urucurituba, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Barreirinha, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro, Itapiranga, Tefé, Alvarães e Barcelos.

Foto: Secretaria de Cultura e economia criativa / Marcely Gomes

A Assessora de Políticas Culturais, Anne Paiva, destaca a importância dessa iniciativa: “Serão atendidos 24 municípios, entre 30 de outubro e 16 de novembro. Estimamos alcançar não apenas profissionais da cultura, mas também trabalhadores de áreas adjacentes, pois selecionamos municípios ‘polo’ que são centrais em suas regiões”, destacou.

O cronograma inclui oficinas em horários variados, permitindo que os interessados possam participar de acordo com sua disponibilidade.

A busca ativa é uma resposta às dificuldades enfrentadas por muitos trabalhadores culturais, especialmente em um estado de grandes dimensões como o Amazonas, onde questões logísticas podem dificultar o acesso a cursos e informações essenciais. “A intenção do Estado é chegar até o trabalhador cultural que não tem acesso a cursos, oficinas de elaboração de projetos, acesso à internet e não consegue se deslocar aos municípios onde tais situações são mais acessíveis”, complementa Paiva.

Foto: Secretaria de Cultura e economia criativa / Marcely Gomes

A PNAB representa uma oportunidade histórica para estruturar o financiamento de projetos culturais, com mais de 500 iniciativas contempladas em 16 editais, visando alcançar 40 mil trabalhadores da cultura no Amazonas. Os editais abrangem áreas como artes Visuais, Audiovisual, Música, Teatro e mais, com inscrições abertas até 17 de novembro. Os conselheiros do Conselho Estadual de Cultura (Conec) atuarão como interlocutores entre a sociedade civil e o governo, fortalecendo laços e promovendo a articulação de políticas culturais em cada município visitado.

Os participantes das oficinas receberão orientações sobre como estruturar suas propostas e preencher os formulários necessários para inscrição nos editais da PNAB. A equipe da busca ativa estará disponível para ajudar os artistas e fazedores de cultura, garantindo que todos tenham a oportunidade de acessar os recursos e apoio disponíveis. Essas oficinas são um passo importante para fomentar a diversidade cultural e incentivar a criação de novos projetos no estado, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural amazonense.

O post Busca Ativa PNAB Amazonas inicia com oficinas em Novo Airão apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AlvarãesAmazonasAutazesBarcelosBarreirinhaBenjamin ConstantCareiroCoariCodajásFonte BoaGoverno do AmazonasIrandubaItacoatiaraItapirangaManacapuruManaquiriManausNhamundáNovo AirãoParintinsPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSanta Isabel do Rio NegroSão Gabriel da CachoeiraTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre estiagem no estado, nesta quarta-feira
Próximo artigo Piscicultores participam de reunião para organização da 1ª edição especial do Feirão do Pescado

Mais notícias desta categoria

Sejusc leva serviços para povos originários da Vila Canumã, em Borba

44 minutos atrás

Governador Wilson Lima apresenta balanço e destaca primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Delphina Aziz

14 horas atrás

Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus

14 horas atrás

Governo do Amazonas lança campanha de vacinação antecipada contra a gripe, nesta segunda-feira

16 horas atrás

ADS promove 16 edições das Feiras de Produtos Regionais esta semana

16 horas atrás

SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

17 horas atrás

Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes

18 horas atrás

Detran-AM: Durante fiscalização, motociclista sem capacete é preso após tentar fugir e agredir autoridades

18 horas atrás

Novembro Azul: Centros de Convivência reforçam importância da prevenção do câncer de próstata

18 horas atrás

Operação Natal Mais Seguro fortalece comércio e tranquiliza a população

19 horas atrás

Governador Wilson Lima acompanha apresentação de 700 quilos de cocaína avaliados em R$ 57 milhões

19 horas atrás

Galeria do Largo celebra 20 anos com lançamento de registro digital histórico

20 horas atrás
Sine Amazonas divulga 256 vagas de emprego para esta segunda-feira
Operação Águia: Polícia Militar do Amazonas prende quatro pessoas e captura dois foragidos da Justiça
Sejusc realizou mais de 1.030 atendimentos durante a 25ª edição do Governo Presente na zona leste de Manaus
Em menos de uma hora, Corpo de Bombeiros controla incêndio de grandes proporções na zona leste de Manaus
Governo Presente: SES-AM faz mais de 1,5 mil consultas, exames e ações preventivas no Grande Vitória, neste sábado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?