Cemasp da Semed realizou busca ativa que resultou na reinserção de 9.462 mil estudantes no ano letivo de 2025, segundo a Prefeitura de Manaus.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), registrou ao longo do ano letivo de 2025 ações do Centro Municipal de Atendimento Sociopedagógico (Cemasp) voltadas à garantia do direito à educação. As iniciativas incluíram a busca ativa Escolar, atendimentos sociopsicopedagógicos e ações educativas e preventivas desenvolvidas em diferentes frentes.
Resultados da busca ativa Escolar
De acordo com dados consolidados, a busca ativa Escolar encaminhou 9.838 mil estudantes, dos quais 9.837 mil foram atendidos. Desse total, 9.462 mil alunos foram resgatados e reinseridos na REDE de ensino municipal. Apenas 375 estudantes não foram localizados ou não retornaram às atividades escolares.
Para o subsecretário de Gestão Escolar da Semed, Dalmir Salazar, o Cemasp tem papel central na ação de busca ativa, alcançando inclusive estudantes da zona rural. “Hoje, a busca ativa é referência no Brasil por contar com uma equipe multiprofissional que realiza os devidos encaminhamentos aos nossos alunos, especialmente aos da zona rural. O trabalho desenvolvido pelo Cemasp contribui significativamente para a melhoria da aprendizagem, por meio da atuação integrada de seus profissionais, refletindo de forma positiva nos resultados educacionais”, afirmou Dalmir Salazar.
A coordenadora do Cemasp, Karla Loura, destacou a eficácia das estratégias adotadas. “O Cemasp utiliza diversas estratégias para localizar o endereço dos estudantes e obteve êxito em 96,17% dos casos. O percentual de apenas 3,8% de não resgate é um resultado positivo diante dos desafios enfrentados na busca ativa de estudantes infrequentes”, disse Karla.
Ações educativas, preventivas e alcance
As ações educativas e preventivas integraram o trabalho da Semed e do Cemasp. Ao todo, foram realizadas 4.157 ações, que alcançaram 18.605 mil estudantes e 16.243 mil pais e responsáveis. Os contatos com responsáveis são feitos para identificar as causas da infrequência e buscar soluções que garantam o retorno do estudante à sala de aula.
Durante o ano letivo, o Cemasp atuou em processos de transferência escolar, palestras de combate ao bullying, apoio psicológico e encaminhamentos para tratamento em clínicas e para escolas de faculdades parceiras. Quando necessário, houve encaminhamentos ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.
A Semed também fortaleceu parcerias com a Gestão Integrada da educação (Gide), Divisões Distritais Zonais (DDZs), gestores escolares, pedagogos, secretários, Grêmios Estudantis, Conselho Municipal de educação, Conselho Tutelar e Ministério Público.
Atendimentos sociopsicopedagógicos
Os atendimentos sociopsicopedagógicos foram destinados a estudantes com dificuldades de aprendizagem. A iniciativa atua de forma preventiva ao abandono escolar, uma vez que dificuldades no processo de aprendizagem podem levar ao desinteresse pelos estudos e, consequentemente, à evasão escolar.
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Fotos – Mário Oliveira/Divulgação Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC5exo
Assuntos nesse artigo:
#buscaativaescolar, #cemasp, #Semed, #prefeiturademanaus, #Manaus, #anoletivo2025, #estudantes, #resgatados, #infrequencia, #atendimentos, #sociopsicopedagogico, #acoeseducativas, #preventivas, #transferenciaescolar, #combateaobullying, #apoiopsicologico, #conselhotutelar, #ministeriopublico, #gide, #ddzs


