Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Busca ativa de hanseníase entre reclusas do Compaj
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Busca ativa de hanseníase entre reclusas do Compaj
Manaus

Busca ativa de hanseníase entre reclusas do Compaj

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Equipes da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, estão aplicando questionários para busca ativa de casos de hanseníase entre mulheres reclusas e agentes de segurança prisional da unidade feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no quilômetro 8 da rodovia BR-174 (Manaus-Itacoatiara). A ação acontece ao longo de cinco dias, a partir desta segunda-feira, 28/7.

Cinco profissionais do Núcleo de Controle da Hanseníase e do Distrito de saúde Norte da Semsa atuam na aplicação do questionário de suspeição de hanseníase (QSH) no complexo penitenciário. A atividade acontece das 9h às 12h, nos cinco dias, com a previsão de alcançar em torno de 200 Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) e 20 agentes penitenciárias da unidade feminina.

Conforme a chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase (Nuhan) da Semsa, Ana Cristina Malveira, caso sejam detectados casos suspeitos, a partir das respostas ao questionário, será feita uma avaliação dermatológica pela equipe médica da unidade, conjuntamente com a equipe do núcleo. “Em caso de confirmação da doença, será iniciado tratamento e acompanhamento”, complementa.

Ana Cristina explica que o QSH é um instrumento utilizado para realizar a busca ativa de casos de hanseníase, tendo como objetivo coletar e reunir informações sobre eventuais manchas no corpo, com alterações de sensibilidade e também alterações em nervos, uma vez que a hanseníase é uma doença dermatoneurológica.

“Ele também é utilizado em contatos de portadores do agravo, em escolas do Programa saúde na escola da Semsa e entre populações vulneráveis. É adaptado conforme a população a ser avaliada, podendo ser feito de forma on-line ou presencial, como será no Compaj”, relata.

A chefe do Nuhan assinala que esta é a primeira ação de busca ativa realizada pelo núcleo dentro de uma unidade prisional. No último mês de maio, profissionais da secretaria promoveram um treinamento para servidores da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), no complexo de saúde Oeste da Semsa, no bairro da Paz.

“No complexo Anísio Jobim, começamos pela unidade feminina, por ser menor, e posteriormente iremos realizar nas alas prisionais destinadas à população masculina”, antecipa a gestora.

Doença

Doença infecciosa que afeta os nervos e a pele, a hanseníase tem cura, sendo o tratamento feito nas unidades de saúde, de forma gratuita. Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, mais fácil e rápida será a recuperação, bem como menor o risco de lesões irreversíveis.

De acordo com Ana Cristina, a doença é causada pelo Mycobacterium leprae, também chamado bacilo de Hansen, ocorrendo a transmissão a partir do convívio íntimo e prolongado com pessoas infectadas e sem tratamento, por meio de secreções nasais e saliva, em gotículas de fala, tosse ou espirros.

“Não falamos aqui no sentido sexual, mas de conviver no núcleo familiar, na escola, no local de trabalho ou de reclusão”, pontua.

Após o período de incubação, que PODE durar vários anos, a pessoa infectada PODE apresentar manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, sensação de fisgadas ou formigamento nas extremidades, diminuição da força muscular, entre outros sintomas.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Iniciativas da Prefeitura de Manaus na vigilância da hanseníase são destaques em encontro estadual
Próximo artigo Sinalização viária para garantir mais segurança no trânsito

Mais notícias desta categoria

Feira Internacional de Gastronomia Amazônica: Inovação e Cultura

3 horas atrás

Prefeito David Almeida vistoria obras do Centro Pop, Casa de Passagem e Cras do Mutirão em Manaus

18 horas atrás

Defesa Civil de Manaus explica ausência de alerta sonoro durante forte chuva deste domingo, 5/10

20 horas atrás

Prefeito David Almeida monitora atuação da prefeitura durante forte chuva neste domingo

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza blitz educativa de sensibilização na zona Leste e reforça o respeito à pessoa idosa

1 dia atrás

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais nas zonas Sul e Oeste

1 dia atrás

Centro de Cooperação da Cidade recebe visita do Clube de Desbravadores Leões Celestiais

2 dias atrás

Shopping Phelippe Daou recebe mais de mil visitantes durante ação solidária

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus leva ações culturais ao bairro do Tarumã

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus alcança 80% de avanço na revitalização do distrito de obras de Petrópolis

2 dias atrás

Prefeitura convoca mais 105 vacinadores para atuação em campanha antirrábica

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus divulga edital do concurso público com mais de mil vagas para Semed

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus realiza encontro do projeto Aprende+
Prefeitura chega a mais de 20 mil ações fiscais
PMM mantém pontos fixos para imunização contra raiva
PMM revitalização do Distrito de Obras do Santa Etelvina
PMM leva novo asfalto à rua do Zumbi dos Palmares
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?