Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Meio Ambiente > Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007
Meio Ambiente

Brasil será modelo em agricultura positiva, afirma ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007

Por biblia
Última atualização: 15 de novembro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

O Brasil poderá ser modelo global sobre como utilizar o solo e a terra agrícola como um depósito do carbono em uma agricultura positiva. A afirmação é do professor emérito da Ohio University, Dr. Rattan Lal, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007 e do Prêmio mundial da agricultura 2020, que participou, nesta segunda-feira (14/11), de um painel sobre agricultura e paz no pavilhão brasileiro na 27ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), que ocorre em Sharm el-Sheikh, no Egito.Segundo Lal, aumentar a captura de carbono no solo pode servir como commodities para trazer mais receita para o país. Para isso, na opinião do pesquisador, é preciso restaurar a saúde do solo degradado, aumentando a quantidade de matéria orgânica e melhorando a ecoeficiência para produzir mais alimentos utilizando menos. Isso significa, de acordo com Rattan Lal, menos terra, menos água, menos fertilizantes, menos pesticidas, menos energia e menos emissões de gás de efeito estufa.
Ele destacou, ainda, que o Brasil e a América do Sul são um grande exemplo de sucesso na agricultura e dão segurança alimentar ao mundo. O pesquisador lembrou que quando veio pela primeira vez ao Brasil, em 1975, o Cerrado não tinha produção agrícola e agora é um dos maiores produtores de grãos do país. Ele apresentou um estudo sobre o que chamou de revolução verde entre 1961 e 2019 em todo o mundo. Nesse período, a população global aumentou 2,5 vezes, mas a produção de alimento subiu 3,3 vezes. Segundo Lal, isso ocorreu porque foi possível melhorar as variedades e também o aumento de insumos.
O uso de pesticidas, por exemplo, cresceu 5,2 vezes e o de irrigação, 2,4 vezes. Hoje, de acordo com o levantamento, 70% da água usada pelos seres humanos é destinada à irrigação da agricultura.
A prática de uma agricultura regenerativa e uso de biofertilizantes, na opinião de Lal, pode fazer com que, no futuro, parte das terras usadas na agricultura possa ser devolvida à natureza.
Antes de Rattan Lal, a Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Fabiana Villa Alves, apresentou no painel o que o Brasil tem de sustentável na produção agropecuária. Um deles, o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), adota tecnologias para diminuir o impacto ambiental na agropecuária, entre elas criar floresta plantada, recuperação de pastagens, plantio direto, Fixação Biológica de Nitrogênio no solo, manejo de dejetos de animais e integração lavoura-pecuária-floresta. “Nós temos desde 2010 um plano setorial muito robusto que pensa em mitigação e adaptação que são os principais motivos de estarmos aqui hoje, mas que vai muito além disso. São 12 anos e estamos numa segunda fase onde trazemos sistemas mais competitivos e mais sustentáveis e resilientes por meio dos Planos ABC e ABC+”, destacou a diretora.
No período de 2010 a 2020, a meta era aplicar a tecnologia em 35,5 milhões de hectares e diminuir a emissão de CO2 na atmosfera entre 132 a 162 milhões de toneladas. No entanto, chegaram a 52 milhões de hectares, possibilitando a redução de cerca de 170 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.
As metas para 2030 são: implantar uma ou mais das oito tecnologias disponíveis em mais 73 milhões de hectares que vão trazer mais de 1 bilhão de toneladas de CO2 a serem evitadas, recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas, adotar sistema plantio direto e de integração, florestas plantadas, bioinsumos e sistemas irrigados e manejo de dejetos animais para produção de energia, entre outros.

Tags:manchetemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?