Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Brasil retoma hegemonia dos Jogos Sul-americanos e conquista 319 medalhas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Brasil retoma hegemonia dos Jogos Sul-americanos e conquista 319 medalhas
BrasilGestão Federal

Brasil retoma hegemonia dos Jogos Sul-americanos e conquista 319 medalhas

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
680eb57e 2332 4132 88c7 e93bd72a31f2

680eb57e 2332 4132 88c7 e93bd72a31f2

Tópicos da matéria
Pan 2023 Destaques Raio-x 

Os atletas brasileiros mostraram a força do esporte nacional em Assunção, no Paraguai. Após 15 dias de disputas dos Jogos Sul-Americanos, a delegação do Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 319 pódios (133 ouros, 100 pratas e 86 bronzes). 

Das medalhas conquistadas, 84% (268) contaram com a participação de esportistas apoiados pelo Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Considerando apenas as modalidades que estão no programa olímpico de Paris 2024, os bolsistas representam 87,5% dos pódios brasileiros. 

="">

Os Jogos contaram com a participação de 15 países, que lutaram por pódios em 53 esportes, dos quais 41 estão no programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O Brasil termina em primeiro lugar no quadro geral da competição pela terceira vez na história. 

Em Assunção, o segundo lugar no quadro geral de medalhas ficou com a Colômbia, com 255 pódios (79 ouros, 78 pratas e 98 bronzes), seguida pelos atletas da Argentina, com 197 (58 ouros, 65 pratas e 74 bronzes). 

Pan 2023 

Os Jogos Sul-Americanos são estratégicos para os países do continente. Além de preparar uma nova geração de atletas para as grandes competições internacionais, o evento é a oportunidade para garantir vagas para os Jogos Pan-Americanos.

Assim, o torneio serviu como classificatório em 27 modalidades para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Em Assunção, os brasileiros asseguraram para o país 114 vagas. O Brasil teve sucesso em esportes como o handebol feminino, nos dois naipes do polo aquático (ambos medalhistas de ouro) e no hóquei sobre a grama (bronze). 

="">

Destaques 

As mulheres foram responsáveis pela maioria das medalhas do Brasil em Assunção, tanto no geral (160 a 137) quanto no recorte de medalhas de ouro (68 a 54). 

No Time Brasil, a modalidade que mais subiu ao pódio foi a natação. Os nadadores brasileiros mostraram a força das braçadas e trouxeram na bagagem 58 medalhas: 34 ouros, 16 pratas e oito bronzes. 

Os grandes destaques do país nas piscinas foram de nadadores que recebem o Bolsa Atleta, exemplos de Giovanna Diamante, que subiu ao pódio dez vezes (oito ouros e duas pratas), e Stephanie Balduccini, que conquistou sete ouros e um bronze. Elas foram as duas maiores medalhistas no geral desta edição do Jogos. 

A segunda modalidade que mais trouxe pódios foi o atletismo, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. O “pódio” das modalidades fechou com a ginástica artística, que terminou com dez de ouro, quatro de prata e uma de bronze.  

O ginasta Caio Souza, que recebe o apoio federal do Bolsa Pódio, maior categoria do Bolsa Atleta, saiu com cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata. Júlia Soares, bolsista na categoria internacional, dominou as provas femininas com quatro ouros. Já a bolsista Carolyne Pedro também subiu ao pódio quatro vezes, levando dois ouros e duas pratas. 

Os ginastas estarão, daqui a duas semanas, representando o país no Campeonato Mundial de Liverpool, importante disputa na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

="">

Raio-x 

A delegação brasileira contou com 459 atletas (237 homens e 222 mulheres), que disputaram 44 das 53 modalidades, oriundas de 34 esportes diferentes, na competição. Os XII Jogos Sul-Americanos contaram com a participação de mais de 6,8 mil atletas e oficiais dos 15 países que compõem a ODESUR (Organização Desportiva Sul-americana). 

O Brasil subiu ao pódio em 41 modalidades: atletismo, badminton, basquete 3×3, boliche, boxe, canoagem velocidade, canoagem slalom, ciclismo bmx freestyle, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, esgrima, esqui aquático, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, hóquei sobre a grama, hipismo, karatê, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, nado artístico, natação, pádel, patinação artística, polo aquático, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei de praia. 

A próxima edição dos Jogos Sul-Americanos será em 2026, nas cidades argentinas de Rosário e Santa Fé. 

="">

Com informações do Ministério da Cidadania

Tags:capa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ed60923f 4a43 447a 96c9 53fb1ac10d6b Apresentadas ferramentas para expandir internacionalização do pescado
Próximo artigo 15434406744 a197d7f5e9 c Benefício de um salário mínimo sem contribuir para o INSS? Veja quando isso é possível

Mais notícias desta categoria

Declaração da ministra Marina Silva sobre o Pacto Econômico com a Natureza

11 meses atrás

Nota de pesar: Brigadista Uellinton Lopes dos Santos

11 meses atrás

Governo Federal pede investigações sobre incêndios e garante apoio aos estados no combate ao fogo

11 meses atrás

Fluxogramas

11 meses atrás

Declaração Conjunta Brasil-Reino Unido sobre Cooperação Internacional em Clima

11 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Marina inaugura centro de bioeconomia e sedes do ICMBio e SFB em Santarém

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Presidente sanciona lei que reforça educação sobre mudança do clima e biodiversidade

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Pantanal: 96% dos incêndios estão extintos ou controlados

12 meses atrás

Governo federal autoriza R$ 137 milhões para combate aos incêndios no Pantanal

1 ano atrás

Ibama restringe uso de agrotóxico prejudicial a abelhas

Quem é Quem (Secex)

Quem é Quem (SNPCT)

Quem é Quem (SMC)

EUA estudam novos aportes ao Fundo Amazônia

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?