Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Brasil e China terão ampla cooperação em proteção de florestas, transição energética e rastreabilidade, diz Marina Silva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Brasil e China terão ampla cooperação em proteção de florestas, transição energética e rastreabilidade, diz Marina Silva
BrasilMeio Ambiente

Brasil e China terão ampla cooperação em proteção de florestas, transição energética e rastreabilidade, diz Marina Silva

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira (14/4), em Pequim, que Brasil e China terão ampla cooperação em transição energética, proteção de florestas e rastreabilidade de commodities. A colaboração inclui o combate a crimes ambientais, com impedimento de acesso a mercados para produtos com origem na devastação ambiental, entre outros temas.Em dois dias de trabalho, foram celebrados diversos acordos de cooperação em vários setores, resultado do encontro do presidente Lula com o presidente chinês, Xi Jinping.
O discurso da ministra, na embaixada de Pequim, ocorreu após assinatura de declaração conjunta pelos dois países sobre combate a mudanças climáticas. O documento cria um Subcomitê de Meio Ambiente e Mudança Climática no âmbito do Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN).
Em 2004, quando este comitê foi estabelecido, cerca de dez grupos de trabalho foram criados para tratar de diversos assuntos, mas não havia um subcomitê sobre meio ambiente. Agora, Brasil e China demonstram a urgência da crise climática, a prioridade para enfrentá-la, e a importância que os dois países têm nas negociações e iniciativas internacionais.
A definição estratégica ocorre em um momento de retomada e fortalecimento da parceria Brasil-China, em que o Brasil volta às negociações internacionais, interrompendo o isolamento dos últimos anos.
“A cooperação que agora se reinicia será ampla em relação a florestas, transição energética, cooperação técnica e científica, rastreabilidade, poluição atmosférica, entre outros temas e setores, incluindo o combate aos crimes ambientais, com impedimentos de acesso a mercados para produtos com origem na devastação ambiental”, disse a ministra.
Segundo ela, o Brasil tem grande potencial para ser ao mesmo tempo uma potência agrícola e florestal. Acordos tecnológicos liderados pela ministra Luciana Santos vão colaborar nas ações de combate ao desmatamento.
“A China tem grande experiência com reflorestamento, já recompôs cerca de 70 milhões de hectares de área degradada. O Brasil tem grandes áreas com floresta, mas também grande quantidade de áreas degradadas, e PODE se beneficiar da experiência chinesa na recuperação dessas áreas”, declarou Marina.
Ela disse que o presidente Lula enfatizou claramente, junto com a ministra Luciana Santos e os ministros Fernando Haddad, Carlos Fávaro, Paulo Teixeira e Juscelino Filho, que o meio ambiente é um tema transversal, em que todos os setores do governo podem e devem atuar. “A declaração conjunta dos governos do Brasil e da China ressalta essa visão ampla, com a qual nossos países podem dar grande contribuição aos demais países em desenvolvimento, no âmbito da cooperação Sul-Sul, mas também no esforço para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e demais acordos internacionais. O mundo inteiro ganha com a volta do protagonismo do Brasil e a retomada do entendimento e cooperação com a China”, disse a ministra.
O documento assinado pelos dois países destaca que a implementação de uma transição justa para uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima nos países em desenvolvimento custará trilhões de dólares, e que Brasil e China continuam “muito preocupados com o fato de que o financiamento climático fornecido pelos países desenvolvidos continue aquém do compromisso de US$ 100 bilhões por ano, como tem acontecido todos os anos desde que a meta foi estabelecida em 2009, mesmo que o montante real necessário ultrapasse de longe esse compromisso”.
Os dois países se comprometem a “ampliar, aprofundar e diversificar a cooperação bilateral em questões climáticas”. A declaração conjunta cita a colaboração no “apoio à eliminação do desmatamento e da exploração madeireira ilegal global por meio da aplicação efetiva de suas respectivas leis de proibição de importações e exportações ilegais”.
Destaca ainda cooperação no desenvolvimento de tecnologias, incluindo o NOVO satélite CBERS 6, que permitirá melhor monitoramento da cobertura florestal. E nas áreas de conservação e manejo sustentável de florestas, regeneração e reflorestamento de áreas degradadas.
No documento, a China apoia a candidatura do Brasil como sede da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima que será realizada em 2025.
Assessoria de Comunicação do MMA
[email protected]
(61) 2028 -1227 / 1051

Tags:meio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MMA abre inscrições para seleção de vídeos do Circuito Tela Verde
Próximo artigo Esmam outorga “Comenda do Mérito Acadêmico” durante seminário sobre reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

9 meses atrás

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

9 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

MP do Amazonas firma acordo com a prefeitura de Tefé para criação de junta de recursos de infrações no trânsito

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?