Bombeiros do Amazonas fizeram visita surpresa ao aniversariante Arthur Christopher durante comemoração no bairro Grande Vitória.
Quatro militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) visitaram o pequeno Arthur Christopher neste sábado (17/01), durante a festa de nove anos realizada em uma casa de festas no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus. A ação, articulada pela mãe, incluiu passeio em viatura e interação com os convidados.
A visita e a festa
A festa tinha como tema os bombeiros e a mãe de Arthur, Jéssica Pires, 26, organizou a surpresa com a corporação. No local, os militares chegaram com uma Auto Bomba Tanque (ABT), viatura utilizada em ocorrências reais, e permitiram que o menino conhecesse o veículo e fizesse um passeio.
Arthur é fã dos caminhões do corpo de bombeiros desde os quatro anos de idade, quando teve contato com uma réplica de viatura em outra comemoração.
Relatos da família
A mãe, Jéssica Pires, disse: “É um sentimento muito bom poder proporcionar algo que ele quer, realizar algo com um filho nosso. Por conta de ele ser não verbal é muito difícil para mim, por que eu nunca sei o que ele quer, ou o que ele está pensando. Mas uma coisa sei: que ele gosta de bombeiro. Ele gosta muito do caminhão de bombeiro.”
Ela acrescentou que a prioridade é a evolução do filho: “Eu quero que ele consiga formar frases, que ele consiga caminhar com as próprias pernas, que ele trabalhe, que ele se case, como qualquer outra pessoa. Eu como mãe não vou viver para sempre, eu quero criar meu filho para o mundo.”
O pai, Alisson Lima, 29, ressaltou a importância de proporcionar a experiência: “É bom proporcionar isso para ele e dar o melhor para ele, ver a alegria dele. A gente sabe da importância que ela dá para o Corpo de Bombeiros.”
Ação dos bombeiros
Quatro militares participaram da ação, que contou com a presença da viatura Auto Bomba Tanque (ABT). O soldado Marco Fonseca, integrante da guarnição que fez a visita, afirmou que a atividade vai ao encontro da missão do corpo: “Isso para nós é muito importante, porque vai ao encontro com a missão do Corpo de Bombeiros, que é de estar próximo da comunidade. Muito mais que atender uma ocorrência, nós vamos hoje valorizar a vida e estar próximo das pessoas”.
Arthur foi identificado como uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) não verbal, nível 2, informação confirmada pela família.
Investimentos e ampliação do CBMAM
Em 2025, o CBMAM dobrou o número de cidades com bases permanentes, saindo de 11 para 22 municípios. Os 11 novos municípios receberam uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, além de equipamentos e transferência de militares. O investimento, conforme divulgado pela corporação, foi determinado pelo governador Wilson Lima e foi possível após concurso público e aquisição de viaturas e materiais.
Assuntos nesse artigo:
#bombeiros, #cbmam, #arthurchristopher, #arthur, #Manaus, #grandevitoria, #aniversario, #viatura, #autobombatanque, #abt, #tea, #transtornodoespectroautista, #jessicapires, #alissonlima, #confeiteira, #militares, #investimento, #wilsonlima, #autotanqueflorestal, #atf


