Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Biblioteca municipal recebe palestra e exposição do projeto ‘Acessibilidade sobre as Águas’ durante 19ª Primavera de Museus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Biblioteca municipal recebe palestra e exposição do projeto ‘Acessibilidade sobre as Águas’ durante 19ª Primavera de Museus
Manaus

Biblioteca municipal recebe palestra e exposição do projeto ‘Acessibilidade sobre as Águas’ durante 19ª Primavera de Museus

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Idealizado por Albert de Souza Nunes, estudante de Tecnologia e Processos Escolares na faculdade Estácio Amazonas, o projeto busca promover a inclusão de crianças cegas e com baixa visão em comunidades ribeirinhas do Amazonas. A iniciativa alia tecnologia, criatividade e sensibilidade à realidade amazônica, formando professores e estudantes universitários para adaptar conteúdos pedagógicos com recursos acessíveis. A proposta envolve o letramento em números, formas, letras e aspectos culturais, garantindo igualdade de oportunidades e aprendizagem significativa para todos.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, ressaltou a importância de incluir iniciativas inovadoras na programação cultural da cidade. “A Primavera dos Museus é um espaço de reflexão e transformação, e trazer projetos como o ‘acessibilidade sobre as Águas’ reforça nosso compromisso em valorizar a diversidade e a inclusão. É inspirador ver como a educação PODE ser um instrumento poderoso de Cidadania e esperança”, afirmou.

Durante a palestra, o idealizador do projeto compartilhou sua experiência e a relevância do trabalho. “A inclusão é um direito, não um favor. O nosso trabalho busca levar recursos acessíveis para dentro das comunidades ribeirinhas, respeitando sua cultura e realidade. Ver professores e universitários preparados para promover essa mudança é a maior conquista que Podemos alcançar”, destacou.

O projeto ganhou visibilidade nacional após conquistar o quinto lugar na 4ª edição do “Desafio LED – Me dá uma luz aí!”. O reconhecimento possibilitou avanços metodológicos e tecnológicos, com a incorporação de materiais didáticos mais inovadores, estratégias de letramento acessível e ampliação da formação de professores e estudantes para atuação segura na educação inclusiva.

A atividade marcou não apenas a apresentação de uma proposta pedagógica, mas também o fortalecimento do compromisso da Prefeitura de Manaus em valorizar a acessibilidade, a inclusão e o respeito à diversidade como pilares de uma cidade mais justa e cidadã.

— — —

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova pagamento de BPC a menores de idade com deficiência sem comprovação de renda mínima
Próximo artigo Comissão da Câmara debate andamento de obras de contorno viário em Arcos (MG)

Mais notícias desta categoria

Manaus Cidadã encerra 7ª edição de 2025 com mais de 5.000 atendimentos no bairro Flores

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus informa locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher nas quatro zonas da cidade

19 horas atrás

Espetáculo Natal Caboclo reúne mais de mil pessoas em Manaus e valoriza cultura amazônica e cuidado com idosos

19 horas atrás

Sine Manaus oferece 210 vagas de emprego em Manaus com pré‑seleção nesta segunda–feira

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da rede de drenagem na avenida Constantino Nery para prevenir alagamentos

1 dia atrás

Chuvas em Manaus registram 40 milímetros em Redenção e Defesa Civil mantém monitoramento

2 dias atrás

Salto Aceleradora certifica 350 novos empreendedores em Manaus no Demoday da Semtepi em 19/12

3 dias atrás

Eleição do Conselho Municipal do Idoso em Manaus está marcada para 22 de dezembro e definirá representantes da sociedade civil

3 dias atrás

Atleta manauara José ‘Canela’ Souza disputa o UFC Vegas 113 com apoio da Prefeitura de Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus publica nomeação Semsa Manaus para oito aprovados no concurso público da saúde

3 dias atrás

Cantata natalina no Cmei Onias Bento encerra atividades escolares de 2025 em Manaus

3 dias atrás

SOS Vida contabiliza 226.814 remoções até esta quinta-feira, 18/12, e amplia atendimentos em Manaus

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%
Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos
Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h
Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?