Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Beruri, Canutama e Pauini recebem novas etapas dos Diálogos sobre Bioeconomia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Beruri, Canutama e Pauini recebem novas etapas dos Diálogos sobre Bioeconomia
Governo do Amazonas

Beruri, Canutama e Pauini recebem novas etapas dos Diálogos sobre Bioeconomia

11 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Extrativistas, membros da sociedade civil e de instituições participaram da construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas nos municípios

Fotos: Divulgação/ Sedecti

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nos dias 21 e 22 de maio, novas etapas dos Diálogos Municipais voltados à construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Os municípios de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), Canutama ( a 619 quilômetros da capital amazonense) e Pauini (localizado a 923 quilômetros de Manaus) foram palcos de debates sobre o fomento à economia sustentável nas regiões, agregando membros de instituições, representantes dos povos originários, extrativistas e demais integrantes da sociedade civil.

Beruri

No município de Beruri, os Diálogos foram realizados na quarta-feira (21/05), no Centro de Convivência do Idoso. O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, ressaltou a importância da região para que os debates ocorram. “Em Beruri, não levamos resposta, mas levamos escuta, porque a bioeconomia que sonhamos começa ali, onde o saber já existe e floresce”, afirmou.

A secretária municipal de produção, Jaqueline Lima, reforçou a importância do Plano para os produtores que atuam de forma concentrada no extrativismo de cada cadeia produtiva, sobretudo com a produção de açaí e castanha.

“O Plano de Bioeconomia é muito importante para o estado do Amazonas, para que possamos colocar em foco todos os entraves e dificuldades de todos os produtores e extrativistas que trabalham diretamente na base, e o Plano vem justamente para trazer melhorias para todas as cadeias produtivas da sociobiodiversidade”, pontuou Jaqueline.

Fotos: Divulgação/ Sedecti

Canutama

Em Canutama, o evento ocorreu no Auditório Marista. A assessora da Sedecti, Paula Monari, ressaltou os objetivos da construção do Plano a partir da participação da sociedade. “Nós esperamos que, dentro deste Plano, as demandas sejam feitas de forma sustentável, coerente e justa, para que ele seja efetivado, de fato, em benefício da comunidade”, destacou Paula.

O secretário municipal de produção e abastecimento, David Martins de Freitas, expressou suas expectativas com a formulação do documento. “O Plano Estadual de Bioeconomia trará para nós uma esperança, e com ele, esperamos que a construção possa atender as necessidades de forma clara e eficiente”, pontuou.

Pauini

No município de Pauini, os debates para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas foram feitos na Câmara Municipal. O vice-presidente da Câmara, José Roberto de Lima, reforçou os objetivos dos Diálogos para a construção coletiva do Plano, enfatizando a participação dos membros da sociedade em geral.

“Um evento como esse é muito importante para que possamos ouvir os setores do município, a sociedade civil como um todo, levando em consideração que é de suma importância a elaboração e a finalização desse Plano para obter o acesso às políticas públicas voltadas à questão da sociobiodiversidade como um todo”, destacou José.

Os Diálogos realizados em Beruri, Canutama e Pauini foram organizados por meio de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.

O post Beruri, Canutama e Pauini recebem novas etapas dos Diálogos sobre Bioeconomia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova seguro-desemprego para agricultores familiares e seringueiros
Próximo artigo Viatura Auto Bomba Florestal com capacidade para 10 mil litros de água é enviada para Novo Aripuanã

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e BID alinham próximas etapas da implementação do projeto Sirwash, em Presidente Figueiredo

3 horas atrás

UGPE atende com foco na certificação de beneficiários do Prosai em Parintins, incluindo colaboradores do programa

3 horas atrás

Cineteatro Guarany recebe mostra retrospectiva do cineasta amazonense Juan Lopes

3 horas atrás

Sema realiza soltura de mais de 2,5 mil quelônios no sul do Amazonas

3 horas atrás

Detran-AM abre 70 vagas para o curso de Reciclagem para Condutor Infrator

3 horas atrás

Prosai Parintins: Centro de Reservação (CR2) avança para fase final de testes e reforçará abastecimento de água na cidade

4 horas atrás

Operação contra cativeiros ilegais resgata mais de 50 animais silvestres na zona leste de Manaus

4 horas atrás

‘Dança, Arte, Escola’: Estudantes vivenciam experiência artística com o Corpo de Dança do Amazonas

4 horas atrás

Amazonas fortalece resposta a acidentes com animais peçonhentos com ampliação do acesso ao soro antiveneno

4 horas atrás

FCecon promove ação durante a 2ª Semana Nacional de Saúde

5 horas atrás

Sejusc inaugura espaço de cidadania para crianças e adolescentes atendidos no Ciaca

6 horas atrás

Arsepam regulariza 31 ônibus do transporte rodoviário intermunicipal

6 horas atrás
PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Jorge Teixeira
Procon-AM, Polícia Federal e ANP intensificam fiscalização contra aumento do gás de cozinha no Amazonas
No mês de março, o Paredão auxiliou na recuperação de 76 veículos e na prisão de 59 foragidos
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?