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Lendo: Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo
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Governo do Amazonas

Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo

8 meses atrás
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5 Min Lidos

Projeto do Governo do Amazonas permitiu que alunos de todo o estado não perdessem o ano letivo de 2024 por causa da seca histórica

Foto: Antonio Lima/SECOM

A entrega de apostilas do Aula em Casa permitiu que o aluno do 7º ano, Manassés de Souza, de 13 anos, não perdesse o ano letivo de 2024. Por três meses, a comunidade onde mora ficou isolada por conta da seca severa que atingiu o estado nesse ano. Sem conseguir ir à escola, o adolescente contou com o apoio do Governo do Amazonas e recebeu o material pedagógico em casa.

“A entrega das apostilas e do material foi muito boa para nós, que moramos distante e fomos prejudicados com a seca. Quando eles mandavam as apostilas, conseguíamos as notas e não ficávamos atrasados nas matérias”, falou o aluno do 7º ano, Manassés de Souza.

Em setembro, como parte das medidas de enfrentamento à estiagem, o governador Wilson Lima determinou, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, o início da distribuição dos materiais pedagógicos. As apostilas do Aula em Casa foram entregues a 5.767 alunos, além de terem acesso aos materiais disponibilizados no site do próprio projeto, por meio do link http://aulaemcasa.am.gov.br/, e pela plataforma Saber Mais (https://www.sabermais.am.gov.br/).

Foto: Antonio Lima/SECOM

Na escola onde Manassés de Souza estuda, localizada no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, 59 dos 405 alunos matriculados foram impactados pela seca e precisaram estudar em casa. Para o adolescente de 13 anos, de setembro até novembro, quando que ficou isolado, o convívio com outros estudantes foi o que mais sentiu falta. Com as chuvas e a subida do Rio Negro, Manassés conseguiu voltar a tempo do encerramento das aulas e não escondeu a alegria.

“Foi muito legal voltar para a escola agora e reencontrar os amigos e professores e matar um pouco da saudade que a gente estava sentindo. Aqui nós conseguimos interagir com os professores e aprender mais também”, acrescentou o estudante.

Para a diretora da escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, o ambiente escolar é um meio de conhecimento e de construção de vínculos. A distribuição dos materiais pedagógicos em um período crítico como a seca representa um desafio para toda a equipe escolar, mas também o compromisso com o ano letivo de cada aluno, como explica a gestora.

“Primeiro, a gente fez o levantamento dos alunos que foram impactados com a seca e não conseguiriam vir mais para a escola. A partir disso, nós preparamos os kits escolares por disciplina para os alunos e os condutores da lancha realizavam as entregas. Eles sentem muita falta da escola e quando a maioria retornou foi só felicidade”, destacou a diretora da unidade escolar, Darci Vasconcelos.

Fotos: Antonio Lima/SECOM

Ações de enfrentamento à estiagem

Desde o início de 2024, o Governo do Amazonas trabalhou seguindo um planejamento de medidas elaborado ainda em 2023, de enfrentamento das queimadas, desmatamento e dos efeitos ocasionados pelo período de estiagem.

No dia 5 de julho de 2024, o governador Wilson Lima instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, além de declarar situação de emergência para os 62 municípios amazonenses impactados pela seca.

Segundo a Defesa Civil, 860 mil pessoas foram afetadas, 670 sistemas do Água Boa foram instalados, além de purificadores, cestas básicas e caixas d’água entregues. Na saúde, mais de 202 toneladas de medicamentos foram entregues para a população em todo o estado.

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Tags:Amazonas
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