Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo
Governo do Amazonas

Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Projeto do Governo do Amazonas permitiu que alunos de todo o estado não perdessem o ano letivo de 2024 por causa da seca histórica

Foto: Antonio Lima/Secom

A entrega de apostilas do Aula em Casa permitiu que o aluno do 7º ano, Manassés de Souza, de 13 anos, não perdesse o ano letivo de 2024. Por três meses, a comunidade onde mora ficou isolada por conta da seca severa que atingiu o estado nesse ano. Sem conseguir ir à escola, o adolescente contou com o apoio do Governo do Amazonas e recebeu o material pedagógico em casa.

“A entrega das apostilas e do material foi muito boa para nós, que moramos distante e fomos prejudicados com a seca. Quando eles mandavam as apostilas, conseguíamos as notas e não ficávamos atrasados nas matérias”, falou o aluno do 7º ano, Manassés de Souza.

Em setembro, como parte das medidas de enfrentamento à estiagem, o governador Wilson Lima determinou, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o início da distribuição dos materiais pedagógicos. As apostilas do Aula em Casa foram entregues a 5.767 alunos, além de terem acesso aos materiais disponibilizados no site do próprio projeto, por meio do link http://aulaemcasa.am.gov.br/, e pela plataforma Saber Mais (https://www.sabermais.am.gov.br/).

Foto: Antonio Lima/Secom

Na escola onde Manassés de Souza estuda, localizada no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus, 59 dos 405 alunos matriculados foram impactados pela seca e precisaram estudar em casa. Para o adolescente de 13 anos, de setembro até novembro, quando que ficou isolado, o convívio com outros estudantes foi o que mais sentiu falta. Com as chuvas e a subida do Rio Negro, Manassés conseguiu voltar a tempo do encerramento das aulas e não escondeu a alegria.

“Foi muito legal voltar para a escola agora e reencontrar os amigos e professores e matar um pouco da saudade que a gente estava sentindo. Aqui nós conseguimos interagir com os professores e aprender mais também”, acrescentou o estudante.

Para a diretora da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, o ambiente escolar é um meio de conhecimento e de construção de vínculos. A distribuição dos materiais pedagógicos em um período crítico como a seca representa um desafio para toda a equipe escolar, mas também o compromisso com o ano letivo de cada aluno, como explica a gestora.

“Primeiro, a gente fez o levantamento dos alunos que foram impactados com a seca e não conseguiriam vir mais para a escola. A partir disso, nós preparamos os kits escolares por disciplina para os alunos e os condutores da lancha realizavam as entregas. Eles sentem muita falta da escola e quando a maioria retornou foi só felicidade”, destacou a diretora da unidade escolar, Darci Vasconcelos.

Fotos: Antonio Lima/Secom

Ações de enfrentamento à estiagem

Desde o início de 2024, o Governo do Amazonas trabalhou seguindo um planejamento de medidas elaborado ainda em 2023, de enfrentamento das queimadas, desmatamento e dos efeitos ocasionados pelo período de estiagem.

No dia 5 de julho de 2024, o governador Wilson Lima instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, além de declarar situação de emergência para os 62 municípios amazonenses impactados pela seca.

Segundo a Defesa Civil, 860 mil pessoas foram afetadas, 670 sistemas do Água Boa foram instalados, além de purificadores, cestas básicas e caixas d’água entregues. Na Saúde, mais de 202 toneladas de medicamentos foram entregues para a população em todo o estado.

O post Beneficiado do Aula em Casa diz que programa foi fundamental para andamento do ano letivo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação asfáltica da avenida Professor Nilton Lins comprometida por descarte irregular de água
Próximo artigo Mulher: Rede de proteção realiza mais de 25 mil atendimentos, abordagens e encaminhamentos no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

30 minutos atrás

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

30 minutos atrás

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

1 hora atrás

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

2 horas atrás

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

2 horas atrás

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

2 horas atrás

Arena da Amazônia recebe evento com nomes históricos do futebol brasileiro

2 horas atrás

‘Amassunu’ transforma o Teatro Amazonas em rio de sons da floresta e da cultura amazônica

2 horas atrás

Corpo de Bombeiros do Amazonas publica norma técnica com requisitos de segurança para estações de carregamento de veículos elétricos

2 horas atrás

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

4 horas atrás

Corrida Rocam Kids e a 2ª Meia Maratona da Rocam estão com inscrições abertas

4 horas atrás

Quadrilhas de duelo e danças regionais são destaques na sexta noite de apresentações do Festival Folclórico do Amazonas

4 horas atrás

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?