Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas
Governo do Amazonas

Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas

3 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Garanhão, Corre-Campo e Brilhante encerraram a disputa da categoria Ouro com apresentações carregadas de emoção, identidade e histórias vibrantes

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Na noite de sábado (26/07), o Sambódromo de Manaus se transformou num palco de uma das mais aguardadas apresentações do calendário cultural amazonense: a segunda e última noite dos bois-bumbás da categoria Ouro do 67º Festival Folclórico do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. Tradição, emoção e um verdadeiro show de cores, ritmos e histórias marcaram a disputa entre os bois Garanhão, Corre-Campo e Brilhante.

Representando o bairro Educandos, na zona sul, o boi-bumbá Garanhão trouxe à arena o enredo “Legados: o futuro é ancestral”, exaltando as heranças culturais indígenas, afro-brasileiras, nordestinas e o próprio legado construído pelo boi ao longo de sua trajetória. Em seu primeiro ano como presidente, João Paulo não escondeu a emoção e a ansiedade antes da apresentação.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“As expectativas estão a mil. Meu primeiro ano no Boi Garanhão, minha estreia como presidente. São oito meses de trabalho, esforço, choros e alegrias. E hoje vamos colocar em cena tudo o que sonhamos”, declarou.

A Rainha do Folclore do Garanhão, Kaynara Mota, também fez sua estreia no item com entusiasmo. “O coração está a mil. Eu estou muito feliz porque eu sou estreante no item, né? A primeira vez é a realização de um sonho. E o Festival do Amazonas, ele está ficando cada vez maior. Hoje, ele é um evento bem grande. Esse ano os bois vieram super bem estruturados, os itens bem preparados”, destacou.

Sem esconder a emoção, o apresentador Arlindo Neto expressou a expectativa e a responsabilidade de conduzir o Boi Garanhão durante a apresentação no Festival Folclórico do Amazonas. Filho de um dos fundadores do boi-bumbá, ele ressaltou o peso simbólico da noite, marcada por homenagens e pela força da tradição.

“É muita ansiedade, mas com a certeza de que o trabalho vai se concretizar de forma muito positiva. Tenho certeza de que o Garanhão apresentou um belíssimo espetáculo. É uma responsabilidade muito grande, ainda mais com esse tema maravilhoso, ‘Legados’. O Garanhão é um legado — meu pai foi um dos fundadores, foi apresentador também — e hoje, estar aqui ocupando esse lugar é uma honra gigantesca.”

Corre-Campo

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Do outro lado da arena, o boi-bumbá Corre-Campo entrou com a força de quem carrega uma hegemonia. Trazendo o tema “Amazonidade”, o boi da Cidade Nova, na zona norte, reforçou sua identidade amazônica com uma apresentação forte e bem estruturada.

Para o presidente Leon Medeiros, o favoritismo não é à toa: “O Corre-Campo vem muito preparado, com um time forte. Já são sete títulos consecutivos, e estamos prontos para buscar o oitavo”, afirmou confiante.

Estreando como amo do boi, Gabriel Tavares substituiu um dos nomes mais vitoriosos da história, o Prince, e sentiu o peso e a honra da responsabilidade.

“É uma emoção muito grande, porque o tamanho do Corre-Campo é gigante, né? Então, é uma oportunidade grandiosa, ainda mais em substituir um dos maiores vencedores do Norte, que é o Prince. É uma oportunidade e um cargo muito importante”.

Representando a força e a beleza do Boi Garanhão na arena, a rainha do folclore, Jennifer Santos, falou sobre a emoção de participar mais uma vez do Festival Folclórico do Amazonas. Com brilho nos olhos, ela destacou a dedicação da equipe e a intensidade da disputa entre os bois.

“É sempre como se fosse a primeira vez. O nervosismo toma conta, a alegria também. A gente dedica bastante tempo, sabe, para entregar um bom trabalho. E este ano realmente está sendo muito especial. E, se Deus quiser, vamos ser outra vez campeões”, disse.

Brilhante

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O boi-bumbá Brilhante, do bairro Compensa, zona oeste, emocionou o público ao entrar com o tema “Terra-Folclore”, enaltecendo a ligação entre o sagrado, a cultura popular e a resistência.

À frente do processo de reconstrução do Boi Brilhante, a presidente Djanne Senna destacou o empenho coletivo da equipe e o significado especial da apresentação deste ano. Para ela, o espetáculo representa mais do que uma performance: é a celebração de uma trajetória de superação e amor à cultura popular.

“O Brilhante vem de uma jornada de recuperação. Então, o resultado para gente, desse espetáculo, é muito satisfatório. A gente vem trabalhando desde setembro do ano passado. E o que vocês assistiram foi fruto de muito amor e muita dedicação”, afirmou.

O apresentador Ornello Reis, que voltou ao festival após vencer uma batalha contra o câncer, compartilhou um depoimento emocionante. Segundo ele, o brilhante vem crescendo há dois anos. “É o primeiro festival que eu faço depois de uma batalha contra um câncer. Então tem um gosto especial, tem um sabor especial de poder voltar a fazer o que eu tanto gosto. Estou revivendo o frio na barriga, o nervosismo bom”, revelou.

Cada boi apresentou uma proposta cênica distinta, mas todas carregadas de identidade cultural, pertencimento e arte popular. O Garanhão exaltou os legados ancestrais, o Corre-Campo reafirmou a essência amazônica, e o Brilhante lançou luz sobre a terra como símbolo de folclore e resistência popular.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

APURAÇÃO

A expectativa gira em torno da apuração para a escolha do boi campeão, que acontecerá nesta segunda-feira (28/07), às 15h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, no auditório Gabriel Gentil, localizado na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, zona sul.

O post Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Semsa informa novo local de atendimento da Unidade de Saúde da Mulher na zona Norte
Próximo artigo Suspeito de furto é detido pela Guarda Municipal de Manaus na zona Oeste

Mais notícias desta categoria

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

1 dia atrás

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

1 dia atrás

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

1 dia atrás

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

1 dia atrás

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

1 dia atrás

Governo Presente: Detran-AM registra 170 atendimentos neste sábado

1 dia atrás

Governo do Amazonas consegue na Justiça decisão que garante manutenção do Passe Livre

1 dia atrás

Operação Shamar: Em Juruá, Polícia Civil prende homem por agredir e ameaçar companheira com um terçado

1 dia atrás

Governo Presente: Serviços de acessibilidade e solicitação de documentos para PcD são levados ao Coroado

1 dia atrás

Governo Presente: 20ª edição realiza atendimento inédito com Telessaúde e serviços de cidadania e proteção animal no Coroado

1 dia atrás

Governo do Amazonas entrega 200 novas faixas no encerramento da 14ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina

1 dia atrás
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde
Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves
Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo
Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita
Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?