Todo o pescado foi doado para a Secretaria Municipal de Assistência Social do município
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu, na tarde deste domingo (19/01), cerca de 500 quilos de pirarucu, durante abordagem dos policiais que atuam da Base Fluvial Arpão I, nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O responsável pelo pescado foi preso em flagrante por crime ambiental.
Durante patrulhamento pelos rios, a equipe da Base Arpão I, em cumprimento à Operação Fronteira Mais Segura/Operação Protetor, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou abordagem ao barco Esther Bonfim IV, que transportava o pirarucu em manta, salgado e seco sem a devida autorização legal. A embarcação tinha como destino o município de Coari.
Foram apreendidos, no total, 200 quilos de pirarucu fresco e 371 quilos de pirarucu salgado/seco, configurando prática de crime ambiental previsto no Art. 34 da Lei 9605/98 (transportar espécies em desacordo com a Guia de Trânsito para Pescado – Ibama). O responsável pela embarcação, de 36 anos, foi detido e encaminhado para o cartório da Base Arpão 1.
Após a conclusão dos procedimentos, a equipe do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da SSP-AM, realizou a perícia e todo o pescado foi doado à Secretaria Municipal de Assistência Social, em Coari.
O post Base Arpão 1: Polícia apreende mais de 500 quilos de pescado irregular e prende homem nas proximidades do município de Coari apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.