Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Bancadas da Câmara Municipal de Manaus têm nova configuração após o fim da janela partidária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Bancadas da Câmara Municipal de Manaus têm nova configuração após o fim da janela partidária
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Bancadas da Câmara Municipal de Manaus têm nova configuração após o fim da janela partidária

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com o término da janela partidária – prazo de 30 dias estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que os vereadores realizassem trocas de partido sem risco de perda do mandato – as bancadas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresentam nova configuração.

Durante o período, que conforme a Resolução TSE n° 23.738/2024, foi aberto no dia 7 de março e encerrou na sexta-feira (05/04), 24 vereadores que devem concorrer à reeleição, em outubro deste ano, se desfiliaram das siglas anteriores e optaram por novas legendas.

Entre eles está o presidente da Casa, vereador Caio André, que na quinta-feira (04/04), deixou o Podemos e se filiou ao UNIÃO Brasil. A bancada passa com quatro vereadores, tendo, além de Caio André, Diego Afonso, professora Jacqueline e Everton Assis.

No Podemos, permanece Allan Campelo e agora Yomara Lins, que deixou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Os vereadores Roberto Sabino e Daniel Vasconcelos também saíram do partido e optaram pelo Republicanos, onde permanecem – Márcio Tavares e João Carlos.

O Partido Liberal (PL) também teve a adesão de novos parlamentares. Capitão Carpê deixou o Republicanos, enquanto Raiff Matos saiu do Democracia Cristã (DC), e Marcel Alexandre deixou o Avante, todos para o PL.

A sigla deixou de contar com Glória Carratte, que optou pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), assim como Elissandro Bessa, que deixou o Solidariedade. Ambos se juntam a Marcelo Serafim, que já estava no PSB.

No DC permaneceu o vereador Elan Alencar, além de Wallace Oliveira, que entrou no partido depois de um período sem definição partidária.

O vereador Lissandro Breval deixou o Avante; enquanto Rodrigo Guedes saiu do Podemos, ambos para o Partido Progressistas (PP).

Com a saída de Breval, o Avante segue contando com outros cinco parlamentares: David Reis, Gilmar Nascimento e Eduardo Assis; além de Eduardo Alfaia, que saiu do Partido da Mobilização Nacional (PMN); e Joelson Silva, que estava sem partido.

A vereadora Thaysa Lippy trocou o Progressistas pelo Partido da Renovação Democrática (PRD), que anteriormente não tinha representante na CMM, a exemplo do Partido Social Democrático (PSD), agora representado por Fransuá Matos e Jander Lobato.

O Agir passou a contar com os vereadores Dione Carvalho e Rosinaldo Bual, que deixaram o PMN. Além destes, Alonso Oliveira, ex-Avante; e professor Samuel, que era do PL, também integram, agora, o Agir.

O Partido Verde (PV) não tem mais Fransuá como representante, mas conta com Jaildo Oliveira como NOVO filiado, antes no PCdoB.

No Movimento Democrático Brasileiro (MDB), além de Luís Mitoso, agora estão Kennedy Marques, que deixou o PMN; Raulzinho, que antes pertencia ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); e o ex-DC Isaac Tayah, vereador recém-empossado na CMM, assumindo a vaga de Antônio Peixoto, que teve o mandato cassado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Por fim, se mantiveram em seus partidos os vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB), Sassá da construção civil (PT), Ivo Neto (PMB) e William Alemão (Cidadania).

 

Partidos e vereadores da 18ª Legislatura – 2024:

 

UNIÃO Brasil

Caio André

professora Jacqueline

Diego Afonso

Everton Assis

 

Avante

David Reis

Gilmar Nascimento

Eduardo Assis

Eduardo Alfaia

Joelson Silva

 

PL

Capitão Carpê

Raiff Matos

Marcel Alexandre

 

Republicanos

Márcio Tavares

João Carlos

Roberto Sabino

Daniel Vasconcelos

 

PROGRESSISTAS

Lissandro Breval

Rodrigo Guedes

 

MDB

Luis Mitoso

Kennedy Marques

Raulzinho

Isaac Tayah

 

Agir

Dione Carvalho

Rosinaldo Bual

Alonso Oliveira

professor Samuel

 

PSB

Marcelo Serafim

Glória Carratte

Elissandro Bessa

 

Democracia Cristã

Elan Alencar

Wallace Oliveira

 

Podemos

Allan Campelo

Yomara Lins

 

PSDB

Rosivaldo Cordovil

 

PT

Sassá da construção civil

 

PSD

Fransuá Matos

Jander Lobato

 

PMB

Ivo Neto

 

Cidadania

William Alemão

 

Partido Verde

Jaildo Oliveira

 

PRD

Thaysa Lippy

 

 

FOTO: Mauro Pereira/Dicom-CMM

The post Bancadas da Câmara Municipal de Manaus têm nova configuração após o fim da janela partidária appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

 

Tags:capaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Militar do Amazonas resgata animais silvestres em Manaus
Próximo artigo Caio André concede tempo de fala para profissionais da educação no plenário da CMM

Mais notícias desta categoria

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

14 horas atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

14 horas atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

16 horas atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

18 horas atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

19 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

2 dias atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

2 dias atrás

Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025

2 dias atrás

FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível

2 dias atrás

Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público

3 dias atrás

Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas

3 dias atrás
Amazonas Green Jazz Festival marca o lançamento do álbum
Agosto Lilás: Conscientização em Manaus
Governador Wilson Lima e R$ 500 mil para Expoap 2024
Governador Wilson Lima: Combate a Incêndio em Manaus
Praça dos Remédios: Revitalização e Políticas Sociais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?