Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola
Amazonas

Avanços em ações educacionais e na infraestrutura escolar marcam o Dia da Escola

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.54.29 1024x682 1

Em quatro anos, foram entregues 12 Cetis e revitalizadas 415 unidades de ensino da rede estadual

  • WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.54.29 1024x682 1
  • WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.54.28 1 1024x682 1
FOTOS: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto

Na data em que se comemora o Dia da escola, neste 15 de março, a rede estadual de ensino celebra avanços estruturais e educacionais. Por entender a importância da educação nos mais diversos aspectos, o Governo do Amazonas ao longo da gestão tem buscado ampliar as ações voltadas à estruturação, à qualidade do ensino-aprendizagem e à valorização dos educadores, transpondo barreiras e proporcionando aos estudantes uma educação de qualidade. Desde 2019, o Governo do Amazonas revitalizou 415 escolas na capital e no interior.

As unidades de ensino recebem pintura total, troca de telhado completa, troca do forro, troca da fiação elétrica e adequações na cozinha. Uma dessas, é a escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, localizada no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus. A unidade de ensino estava há 16 anos sem receber qualquer tipo de intervenção estrutural.

A secretária de Estado de educação e Desporto, Kuka Chaves, enfatizou a disposição do governo do Estado em continuar olhando com carinho para a educação do Amazonas. “Das 620 unidades de ensino, 415 já receberam serviços de revitalização, mesmo em meio a um período muito difícil (na pandemia), durante os últimos dois anos, não paramos. Fizemos muito em tão pouco tempo. Esse tem sido o resultado de um trabalho conjunto, de muito empenho dos nossos educadores e de apoio e parceria do governador Wilson Lima”, destacou a secretária Kuka.

educação Integral

Em relação ao ensino Integral, que teve 12 Centros de educação de Tempo Integral (Cetis) inaugurados até o final do ano de 2022, trata-se de um projeto de modernização da educação estadual. São cerca de 12 mil estudantes que, hoje, desfrutam de uma educação de qualidade, baseada nas necessidades atuais de desenvolvimento, os quais estudam em tempo integral.

Estas estruturas estão divididas nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Tefé, Manaus, Codajás, Tabatinga, Eirunepé e Boca do Acre.

Com investimento de mais de R$ 222 milhões, os Cetis permitem aos estudantes o acesso a um espaço saudável, com uma política que os acolhe e os motiva a buscar um futuro próspero e, deixando-os como protagonistas de suas histórias, segundo a secretária Kuka Chaves.

“Para que esse projeto contemporâneo e arrojado fosse possível, a gestão do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) não mediu esforços para que, em quatro anos, a meta estipulada pelo governador Wilson Lima fosse, de fato, alcançada”, explicou a titular da pasta.

ensino Bilíngue

Ainda entre os avanços tanto estruturais, quanto educacionais, durante a abertura do ano letivo de 2023, o governador Wilson Lima anunciou a expansão do ensino bilíngue para mais de dez escolas da rede pública estadual já para 2024. O intuito é fortalecer a formação do estudante, por meio do acesso e o aprendizado de outro idioma e culturas, na capital e no interior.

O governador reforçou que atualmente a Secretaria de Estado de educação e Desporto conta com o ensino bilíngue, inclusive no interior. “No município de Tabatinga, nós temos uma escola bilíngue com português e espanhol e estamos estudando levar esse modelo para outros municípios que estão na região de fronteira. Essa será uma avaliação da comunidade estudantil, dos pais e também dos professores”, disse.

Laboratório de Robótica

Em menos de dois anos, 49 escolas da rede estadual receberam a instalação dos laboratórios de robótica, conhecidos como Espaço Maker. Os locais são espaços interativos que estimulam os estudantes a desenvolverem diversas habilidades e competências, por meio de áreas como linguagem de programação, robótica, empreendedorismo, carpintaria, impressão em 3D, eletrônica, gastronomia, entre outras áreas de conhecimento.

Dois desses espaços estão localizados em escolas estaduais do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), onde o estudante Luiz Mendonça, de 19 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, falou sobre a expectativa de receber o laboratório no município.

“Nós, alunos, já estávamos na expectativa da entrega do laboratório. Ainda bem que foi este ano, assim, ainda vou poder aproveitar bastante as atividades e as dinâmicas”, disse.

Todas estas iniciativas transformam e se transformarão em um passo importante para a pavimentação de um futuro seguro para os estudantes da rede estadual de ensino.

Tags:Benjamin ConstantBoca do AcreCareiroCodajásEirunepéEmpreendedorismoGoverno do AmazonasItacoatiaraLábreaManausmancheteNova Olinda do NortePresidente FigueiredoSão Paulo de OlivençaTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2023 03 15 at 11.48.35 1024x768 1 Inclusão: Saúde tem aula inaugural da nova turma de Libras para servidores da área
Próximo artigo Marco 15 Nota CCZ Gato 4 castracao vacinacao antirrabica Prefeitura de Manaus promove castração de gatos e vacinação antirrábica no Jorge Teixeira

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?