Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Avam 2023: Mais de 133 mil alunos da rede pública participam de terceira Avaliação de Aprendizagem
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Avam 2023: Mais de 133 mil alunos da rede pública participam de terceira Avaliação de Aprendizagem
EstadosPolícia

Avam 2023: Mais de 133 mil alunos da rede pública participam de terceira Avaliação de Aprendizagem

Por biblia
Última atualização: 13 de setembro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 17 horas

Por Vinicius Paes

Avam é uma avaliação interna, diagnóstica e formativa, aplicada pela Secretaria de Educação

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar aplicou, nesta terça-feira (12/09), a terceira Avaliação de Verificação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023. Nesta edição, participaram alunos do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos) e Ensino Médio (3ª série), bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, mais de 133 mil estudantes, da capital e do interior, foram avaliados.

A Avam é uma avaliação interna, diagnóstica e formativa, aplicada pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Políticas Públicas e Programas Educacionais (Deppe) que tem por objetivo principal aferir a aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino.

De acordo com a gerente de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Nelyzabel Menezes, a ação é importante para que a secretaria acompanhe os avanços e lacunas de aprendizagem dos alunos da rede. “Hoje tivemos a aplicação da 3ª Avam regular e da 1ª Avam EJA, tanto nas escolas da capital, quanto do interior. Esta é uma preparação para a avaliação externa que está sendo aplicada esse ano”, frisou Nelyzabel. 

A prova tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Preparação

A Escola Estadual de Tempo Integral Ribeiro da Cunha, no Centro de Manaus, é uma entre as mais de 600 unidades de ensino da Secretaria de Educação que realizaram a aplicação das provas da Avam, nesta terça-feira. Segundo a professora, Lucimeire Santos, a escola desenvolve uma série de atividades, para preparar os alunos para as avaliações externas.

“Para preparar os meninos para a Avam e Saeb, desde o início do ano, eu faço um diagnóstico e, a partir disso, começo a verificar quais as dificuldades que eles apresentam. Mediante essas dificuldades, trabalho um plano de ação com os descritores ou habilidades que eles mais apresentam dificuldades e vou trabalhando em sala de aula”, explicou. 

Saeb

O Saeb permite a avaliação da qualidade de educação oferecida aos estudantes de todo o Brasil. As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb compõem o Ideb. Hoje, o Amazonas ocupa a 8ª posição do ranking do Brasil.

A estudante Sofia Silva, de 10 anos, que cursa o 5º ano, realizou a prova e contou que na avaliação constou tudo o que foi trabalhado pela professora na sala de aula.

“A professora, de acordo com as outras provas, pegou as questões que nós erramos e trabalhou em sala de aula. Trabalhou no quadro, nós copiamos e assim não foi algo difícil de aprender, ficou fácil”, contou Sofia.

Tags:Educação BásicaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?