Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Autocuidado é destaque em palestra realizada pela Prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Autocuidado é destaque em palestra realizada pela Prefeitura
Manaus

Autocuidado é destaque em palestra realizada pela Prefeitura

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A campanha Abril Verde, movimento mundial que reitera importância da saúde e segurança no trabalho, está sendo realizada pela Prefeitura de Manaus enfocando ações de educação em saúde, abordagens em canteiros de obras, palestras e outras atividades. Como parte da programação, uma palestra enfocando as causas e consequências do Burnout, distúrbio também conhecido como ‘Síndrome do Esgotamento Profissional’, foi realizada na terça-feira, 9/4, à tarde, no auditório do Instituto Filippo Smaldone, localizado no bairro Planalto, na Zona Oeste.

A palestra, uma parceria entre as secretarias municipais de saúde (Semsa), por meio do centro de referência em saúde do trabalhador Regional de Manaus (Cerest Manaus) e educação (Semed), foi direcionada para servidores municipais de educação.

O tema foi desenvolvido pela médica do trabalho que atua no Cerest Regional de Manaus, Stephanie Cavalcante, que ao longo de sua exposição assinalou que a síndrome está muito presente na vida de trabalhadores responsáveis pelo cuidado de outras pessoas, como é o caso dos profissionais de saúde e educação.

“Esses profissionais sofrem com este distúrbio, que é marcado por três sintomas principais, que são a exaustão emocional, manifestada pelo cansaço extremo, pela despersonalização, quando a apatia se manifesta e a pessoa não interage e se distancia do seu grupo social, e a desvalorização, quando há um sentimento forte de ineficiência, de que o trabalho realizado não tem valor. Nosso objetivo é chamar a atenção para que os profissionais desse segmento fiquem atentos e busquem apoio”, resumiu.

O chefe do Distrito Oeste da Semed, Dalmir Salazar, destacou a importância do tema para os servidores da educação, que têm um papel muito importante na multiplicação de informações para as comunidades.

“Agradecemos muito o apoio da Semsa em trazer um profissional de saúde para abordar essa temática porque passamos a reforçar os cuidados preventivos. O que eu também considero importante é que essa multiplicação de informações, permite que o conhecimento chegue aos nossos servidores e às comunidades, evitando assim, problemas de saúde ocupacional”.

O coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida da Semed, Ronaldo Barreto Antony, reiterou a importância da discussão sobre a Síndrome de Burnout e pontuou que a abordagem foi oportuna para reforçar o movimento anual Abril Verde, que tem o propósito de chamar a atenção de empregadores, trabalhadores e de toda população, sobre medidas de prevenção de acidentes e doenças ligadas à rotina de trabalho. 

“Eventos como esse são importantes porque passamos a ficar mais atentos a determinadas condições que geralmente ignoramos”, reforçou Ronaldo.

Memória

A importância de refletir e discutir a prevenção de acidentes e a promoção da saúde no trabalho teve origem em um acidente ocorrido no dia 28 de abril de 1968, quando 78 trabalhadores perderam a vida devido à explosão em uma mina de carvão em Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Na capital, a campanha Abril Verde vem sendo desenvolvida pela Semsa com mesas redondas, abordagens, ações de educação e palestras voltadas à saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa

  

Tags:AcidentesManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cine Teatro Guarany apresenta ‘1ª Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes – 2024’
Próximo artigo Governo do Amazonas, Arquivo Público e Ordem dos Freis Franciscanos assinam Acordo de Cooperação Técnica

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

7 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

22 horas atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

1 dia atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

1 dia atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

2 dias atrás

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Programa de Iniciação Científica da Prefeitura de Manaus aproxima acadêmicos da realidade do SUS
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?