Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus
Câmara de VereadoresPolítica

Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 22 de novembro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

O vereador Elan Alencar foi o propositor da audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (21/11) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para discutir a implantação e implementação dos cuidados paliativos no município de Manaus.

A audiência pública que aconteceu dentro da Comissão de Saúde da CMM, da qual o parlamentar é presidente destacou que os cuidados paliativos é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

De acordo com a enfermeira Selma Dantas do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, as doenças ameaçadoras da continuidade da vida envolvem as doenças oncológicas, do coração, do pulmão, dos rins e de qualquer outro órgão e causam nos doentes sofrimento físico, social, emocional e espiritual. 

A enfermeira mostrou ainda que estudo realizado em 2022 mostra que o Brasil é o 79° no ranking de qualidade de cuidados prestados no final da vida. “A pesquisa avaliou 81 países, nos mostrando que o Brasil é o terceiro pior do mundo em cuidados prestados no fim de vida, faltando serviços e medicamentos para alívio da dor, dispneia e outros desconfortos, além de um ambiente hospitalar seguro, limpo e confortável”, relatou a profissional.

No Amazonas, apenas a Fundação Cecon que cuida de pacientes oncológicos e que possui essa abordagem, ou seja, os pacientes com outras doenças não recebem esse serviço. “Então, se nós não temos serviços de cuidados paliativos implantados em outras unidades isso implica em dizer que os pacientes que possuem doenças ameaçadoras da continuidade da vida, não têm os seus sofrimentos aliviados e nós precisamos mudar a nossa realidade”, destacou Selma.

Elan Alencar após ouvir todas as apresentações propôs a criação da Frente Parlamentar dos Cuidados Paliativos. “Ao escutar todas as explicações sobre o assunto nosso conhecimento se amplia e passamos a entender melhor a importância de se implantar esse serviço em nossas unidades de saúde e vamos trabalhar forte junto com toda essa equipe que esteve aqui para isso”, destacou o parlamentar.

Estiveram presentes na audiência a representante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Patrícia Marques, a representante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Gisele Amaral e o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC).

Texto: Assessoria de comunicação do vereador

The post Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
11 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?