Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Audiência Pública debate PL que condiciona vacina do HPV ao acesso de famílias a benefícios sociais no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Audiência Pública debate PL que condiciona vacina do HPV ao acesso de famílias a benefícios sociais no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Audiência Pública debate PL que condiciona vacina do HPV ao acesso de famílias a benefícios sociais no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Rephrase my A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em crianças de 9 a 14 anos, como condicionante para a manutenção do acesso de famílias a benefícios sociais do Governo do Estado, foi tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na sexta-feira (14/6). Proposta pelos deputados Delegado Péricles (PL) e Alessandra Campelo (Podemos), a audiência teve como plano de fundo o debate acerca do Projeto de Lei nº 285/2024, que tramita na Casa Legislativa e que prevê a regulamentação da medida, o PL também é de autoria dos parlamentares.
De acordo com Delegado Péricles, a proposta nasceu da necessidade de ampliar o número de crianças e adolescentes imunizados pela vacina. Pois, atualmente os órgãos de saúde têm registrado quedas constantes no número de adesão ao imunizante, que combate, entre outros cânceres, o do colo uterino, doença que mais mata mulheres no Amazonas.
“Temos que alcançar uma média de 90% de meninas e meninos imunizados contra o HPV no Amazonas, mas estamos muito abaixo disso. Apenas 37% das meninas e 65% dos meninos já foram imunizados, isso mostra o quanto precisamos avançar nessa cobertura vacinal, que representa a longevidade dessa geração”, analisou Delegado Péricles, que é autor de emenda parlamentar destinada a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), um dos braços na luta pela erradicação da doença no Estado e que deverá ser entregue à população nos próximos meses.
Questionados pela procuradora chefe da Procuradoria Regional do trabalho da 11ª Região, nos Estados do Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, sobre a possibilidade do projeto dificultar ainda mais o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade a projetos sociais, como o Auxílio Estadual, a deputada Alessandra Campelo, explicou que a medida visa a condicionalidade para a permanência dos beneficiários e não como exigência para seu acesso.
“A proposta é que a família sendo atendida por programas de moradia, Auxílio Estadual, acesso a centro de convivências e mesmo restaurantes populares, passem a ter a vacina do HPV como uma condicionante para sua permanência. Isso, dentro de prazos e normas. Não tem relação ao acesso, mas sim, com a permanência, a exemplo de outras condicionantes já existentes”, disse, destacando que a luta pela erradicação do câncer do colo do útero é árdua e que mais uma vez o Amazonas tem a chance de entrar para a história, como fez quando foi o primeiro Estado do país a fornecer de maneira gratuita a vacina contra a doença.
Com a palavra, os especialistas
O diretor-presidente da Fcecon, Gerson Mourão, enfatizou a importância da iniciativa. “Essa é uma seara que na prática, não caberia à Fundação, pois se trata de uma situação primária de saúde. Contudo, nós que há décadas testemunhamos o sofrimento e morte de milhares de mulheres, não poderíamos fechar os olhos e aqui, quero  

Tags:ALEAMProjetos sociais
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal
Próximo artigo Deputado João Luiz destaca os principais trabalhos voltados à pessoa idosa no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

2 dias atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

2 dias atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

3 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

3 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

3 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

3 dias atrás

Jogo Limpo – Atendimentos Gratuitos em Santa Etelvina

3 dias atrás

Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus

4 dias atrás

Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas

4 dias atrás

#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes

4 dias atrás
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos
Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil
Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária
Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?