Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Atuação do Ipaam na proteção ambiental é destaque em atividade prática com alunos da UEA de Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Atuação do Ipaam na proteção ambiental é destaque em atividade prática com alunos da UEA de Parintins
Governo do Amazonas

Atuação do Ipaam na proteção ambiental é destaque em atividade prática com alunos da UEA de Parintins

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Universitários de geografia conheceram de perto as ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento realizadas pelo órgão

Foto: Moisés Henrique/Ipaam

alunos e professores do curso de Licenciatura em geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), participaram, nesta terça-feira (17/06), de uma programação especial no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para conhecer as principais atividades realizadas na gestão ambiental e de recursos naturais no Estado.

A atividade integra a carga horária prática das disciplinas de Gestão Ambiental e Recursos Naturais e geografia Física da Amazônia, ministradas pelas professoras doutoras Charlene Muniz e Alem Silvia Marinho. Ao todo, 32 universitários do sétimo período foram recebidos no auditório do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), na sede do Ipaam, na zona centro-sul da capital, onde acompanharam palestras conduzidas por coordenadores e técnicos do Instituto.

“Essa visita reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a educação ambiental e com o fortalecimento do diálogo com instituições de ensino e pesquisa”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.

Foto: Moisés Henrique/Ipaam

Conhecimento aplicado

Durante o encontro, os acadêmicos assistiram a exposições sobre os principais setores da Diretoria Técnica do Ipaam. As apresentações abordaram áreas como licenciamento ambiental, recursos hídricos e minerais, controle da fauna, fiscalização, geoprocessamento e monitoramento por satélite.

“A programação contempla uma série de apresentações técnicas das gerências do Instituto, com foco na atuação de cada setor para o controle e a preservação dos recursos naturais do Amazonas”, explicou Picanço.

A visita também contou com a participação da Gerência de educação Ambiental (GEAM), responsável pela organização do encontro. A coordenadora da GEAM, Therezinha Melo, destacou que a ação faz parte de uma agenda contínua de aproximação com instituições de ensino.

“Além da UEA, já recebemos alunos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), entre outras instituições”, disse a coordenadora.

Relato dos participantes

Segundo a professora Charlene Muniz, a atividade proporciona aos alunos um contato direto com as políticas públicas ambientais e com os profissionais que atuam na área.

“Eles estão conhecendo, na prática, o funcionamento de um órgão ambiental estadual. Isso é fundamental para a formação de futuros professores, pois terão condições de repassar esse conteúdo com base em experiências reais”, afirmou.

Para o universitário Oliver Silva, a experiência vai além da sala de aula. “Poder conhecer de perto como o Ipaam trabalha foi enriquecedor. Estamos registrando tudo para elaborar um relatório que vai detalhar o que aprendemos aqui”, ressaltou.

A estudante Jennifer Melo destacou a importância do contato direto com os especialistas do Instituto. “Falamos muito sobre educação ambiental na universidade, mas essa vivência nos permite entender de fato o papel do Ipaam. Esperamos divulgar esse conhecimento também entre nossos colegas e, futuramente, contribuir com pesquisas na área”, disse.

Encerramento

Ao final da programação, os alunos visitaram o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas, onde conheceram o sistema de acompanhamento por imagens de satélite, apresentado pela coordenadora do local, Priscila Carvalho.

Após a visita, os estudantes irão elaborar um relatório detalhado, reunindo descrições técnicas, registros das atividades, mapas e a análise das experiências vivenciadas durante a programação.

Instituições de ensino interessadas em agendar visitas técnicas ao Ipaam podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

O post Atuação do Ipaam na proteção ambiental é destaque em atividade prática com alunos da UEA de Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Debatedores defendem conscientização geral sobre riscos para crianças na internet
Próximo artigo Secretaria de Educação convoca mais 314 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

Mais notícias desta categoria

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

2 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

2 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

3 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

3 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

5 horas atrás

Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores

5 horas atrás

FVS-RCP incentiva uso responsável de medicamentos e alerta para riscos da automedicação

5 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

5 horas atrás

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

6 horas atrás

Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025

6 horas atrás

Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

6 horas atrás

Novas exposições na Galeria do Largo reforçam pluralidade da arte contemporânea amazonense

6 horas atrás
Prazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro
SSP-AM realiza mutirão de entregas da Carteira de Identidade em área rural de Manaus
Governo do Amazonas realiza Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina em alusão ao Outubro Rosa
Seap-AM reforça papel do sistema prisional nas políticas de segurança pública em reunião de comissão da Aleam
Expoagro 2025 movimenta mais de R$224,4 milhões no agronegócio no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?