Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus
Gestão Estadual

Atendimento tributário: crescimento de 122% em Manaus

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

atendimento tributário foi um dos destaques no primeiro semestre de 2025 em Manaus. O serviço de atendimento tributário virtual, conhecido como Manaus Atende Inteligência Artificial (Maia), é um assistente virtual que opera pelo WhatsApp, disponível no número (92) 3672-1600. Este ano, o atendimento tributário apresentou um crescimento expressivo, com 77.669 contribuintes utilizando o serviço, o que representa um aumento de 122% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 35 mil atendimentos.

Do total de atendimentos realizados entre janeiro e junho de 2025, 67.946 contribuintes tiveram suas dúvidas atendidas diretamente pelos menus automáticos do chatbot, que funcionam de maneira simples e ágil. Além disso, 9.723 atendimentos foram direcionados para interação com os agentes do Manaus Atende, proporcionando um suporte humanizado aos cidadãos que buscaram informações adicionais sobre o atendimento tributário.

Arminio pontes, subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), comentou que os números demonstram a aceitação crescente do atendimento tributário e sua relevância para facilitar o acesso do público às informações tributárias oferecidas pelo município. “O atendimento tributário pelo WhatsApp é uma das iniciativas que a Semef implementou visando modernizar a comunicação com o contribuinte, tornando-a mais eficiente e acessível”, afirmou pontes.

Disponível 24 horas por dia, o canal de atendimento tributário automatizado foi lançado em dezembro de 2023 e é acessado com facilidade. Para utilizar o serviço, basta adicionar o número (92) 3672-1600 aos contatos e enviar uma mensagem inicial com a palavra “oi”. Após informar o CPF ou CNPJ, o contribuinte tem acesso a um menu interativo que oferece diversas opções de serviços relacionados ao atendimento tributário.

Dentre os serviços disponibilizados estão consultas sobre parcelamentos de IPTU, ISS, Alvará e ITBI, além de orientações sobre outros procedimentos tributários. Caso o contribuinte não consiga resolver suas dúvidas por meio do chatbot, existe a possibilidade de ser encaminhado para um atendente humano, garantindo assim um suporte mais especializado.

Segurança e praticidade no atendimento tributário

pontes também enfatizou a segurança do canal, que é exclusivo para mensagens de texto e não aceita áudios, vídeos ou ligações. Ele alerta os usuários para sempre verificarem o selo verde de verificação que confirma a autenticidade do serviço oficial da Prefeitura de Manaus, garantindo a segurança no atendimento tributário.

A solução tecnológica por trás do atendimento tributário foi desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Gove, que é especializada em sistemas de relacionamento voltados para o setor público. Embora o foco atual esteja nas questões tributárias, há planos para expandir o serviço a outras áreas da administração municipal.

Com um aumento considerável na adesão ao serviço, o atendimento via WhatsApp se consolida como um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e os contribuintes, oferecendo uma combinação de agilidade, acessibilidade e eficiência.

Outros canais de atendimento tributário

Além do WhatsApp, a Central de Atendimento Manaus Atende também oferece outros canais de atendimento tributário direto ao cidadão, como o Call Center, acessível pelo número 156, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os contribuintes ainda podem recorrer ao atendimento via formulário “Fale Conosco” ou pelo chat, ambos disponíveis no portal de serviços: manausatende.manaus.am.gov.br.

— — —

Texto – Anderson Farias Semef

Foto – Divulgação/Semef

Assuntos nesse artigo: #atendimento, #tributário, #whatsapp, #Manaus, #maia, #contribuinte, #Semef, #finanças, #tecnologia, #inteligênciaartificial, #suporte, #serviços, #chatbot, #segurança, #acessibilidade, #eficiência, #comunicação, #informações, #parceria, #atendimento24h

Tags:capaDavid AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura tem alta de 6% em novos alvarás de construção emitidos pelo Implurb
Próximo artigo Teatro Nacional apresenta mostra fotográfica do espetáculo ‘A Luta’ no #SouManaus 2025 – Prefeitura Municipal de Manaus

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

2 horas atrás

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

19 horas atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

23 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

24 horas atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

1 dia atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

2 dias atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

2 dias atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

2 dias atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

2 dias atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

2 dias atrás

Governo Presente: SSP-AM oferece Carteira de Identidade

2 dias atrás

Sedurb destaca ações de habitação e saneamento na Afeam

5 dias atrás
Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
UEA inicia projeto de cibersegurança com IA
Governador Wilson Lima: Iluminação Pública em Canutama
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?