Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em comemoração aos 100 anos de produção do guaraná Antarctica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em comemoração aos 100 anos de produção do guaraná Antarctica
ALEAMPolítica

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em comemoração aos 100 anos de produção do guaraná Antarctica

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
06 Assembleia Legislativa realiza SessaCC83o Especial em comemoracCCA7aCC83o aos 100 anos de producCCA7aCC83o do guaranaCC81 Antarctica

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (23),  Sessão Especial, a pedido dos deputados Adjuto Afonso e Roberto Cidade, ambos do União Brasil, em comemoração pela passagem dos 100 anos de produção do refrigerante Guaraná Antarctica, produzido pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), completados em agosto de 2021, adiada em razão da pandemia da Covid-19.
O Amazonas é considerado um mercado estratégico para a Ambev e para o Guaraná Antarctica, que possui cinco fábricas na região e um centro de distribuição direta. A filial em Manaus tem capacidade de produzir 300 milhões de litros de bebida por ano, atendendo aos mercados do Amazonas, Roraima e parte do Pará e Acre. A filial Arosuco tem capacidade de gerar 500 mil kits de concentrado de refrigerante por ano e produz exclusivamente extrato de guaraná, distribuído em todo o Brasil e também para o Japão e Portugal.
O deputado Roberto Cidade, presidente da Aleam, destacou a felicidade em ser um dos autores da proposta e destacou os números alcançados pela empresa de bebidas.
“Queria dizer à população de Maués o quanto é importante ter a Ambev em sua cidade. Quem dera que existisse uma Ambev em cada município, empregando a população e recolhendo impostos, que são importantes à arrecadação municipal. Agradeço à Ambev por gerar emprego e renda no nosso estado”, afirmou.
Em Maués (distante a 369 quilômetros de Manaus), a Ambev mantém a Fazenda Santa Helena e a filial Extratos, onde cultiva o guaraná, matéria-prima do Guaraná Antarctica. A Fazenda Santa Helena ocupa uma área de mais de mil hectares, dos quais 860 de mata nativa preservada. A Fazenda Santa Helena hoje é considerada o maior banco genético do guaraná no mundo, ao passo que emprega 20 mil trabalhadores, direta e indiretamente.
O prefeito de Maués, Júnior Leite, afirmou que a história da cidade se mistura com a  empresa. “Se a Ambev fosse embora de Maués, não perderíamos só os empregos, mas perderíamos um patrimônio, pois as histórias das duas se confundem. A Ambev tem o mesmo tempo de presença em Maués que eu tenho de vida. Esse sentimento de orgulho da empresa é comum na população mauesense”, declarou.
A empresa tem sua história enriquecida pela produção de guaraná brasileiro cultivado originalmente nas terras indígenas Andirá-Marau, em Maués (distante 255 km de Manaus). A empresa, com sede em São Paulo, atua em 19 países, com mais de 32 mil funcionários só no Brasil, distribuídos por 34 fábricas, 6 centros de excelência e mais de 100 centros de distribuição.
Falando em nome da empresa, o diretor de Desenvolvimento e Inovação de Bebidas Não-alcóolicas da Ambev, Carlos Eduardo da Silva, afirmou que se sente realizado ao representar todo o time da empresa.
“O guaraná nos dá um imenso orgulho e sentimento do trabalho realizado. A Ambev representa mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Para cada emprego gerado pela Ambev, são gerados mais 34 empregos relacionados, para cada R$ 1 investido, são gerados mais R$ 2,50 na economia brasileira. Considero que são números extremamente impactantes”, enumerou.
Compareceram à cerimônia os deputados George Lins e Joana Darc, ambos do União Brasil, e Comandante Dan (PSC), o prefeito de Maués, Júnior Leite, o presidente da Câmara Municipal de Maués, vereador Rodrigo Bentes, o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros da Costa, representando o governador Wilson Lima, o diretor de Desenvolvimento e Inovação de Bebidas Não-alcóolicas da Ambev,  Carlos Eduardo da Silva, o professora Iraildes Caldas Torres, representando o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, o presidente do Clube de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, além de funcionários da Ambev.
Na ocasião, foram entregues uma placa comemorativa em homenagem aos trabalhadores e à diretoria da empresa e diplomas de Honra ao Mérito aos funcionários que se destacaram na história da Ambev.

Ambev e o guaraná
A Ambev é uma empresa multinacional de bebidas com sede no Brasil, que atua em toda a América Latina, além de ter presença em alguns países da África e da Europa.
Fundada em 1999 a partir da fusão entre as companhias Brahma e a Antarctica, é líder no mercado de cervejas na América Latina e uma das maiores cervejarias do mundo.
O Guaraná Antarctica é um refrigerante brasileiro que foi lançado no Brasil em 18 de agosto de 1921, pela então Companhia Antarctica Paulista, com o nome de Guaraná Champagne Antarctica, passando a ser a primeira marca a comercializar esse tipo de refrigerante.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoGoverno do AmazonasManausmancheteMaués
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 167 vagas de emprego nesta segunda feira Sine Manaus oferta 218 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/3 
Próximo artigo 188 Portal TRT11 – CSJT estabelece procedimentos e prazos para abertura de créditos adicionais

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?