Durante a Sessão Plenária compensatória, desta segunda-feira (13), presidida pelo deputado Roberto Cidade (UB), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) discursaram sobre diversos temas, como: destinação de emendas parlamentares; Segurança Pública e violência contra a mulher.
O deputado João Luiz (Republicanos) repercutiu sua participação, no sábado (11), durante o lançamento do novo núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no campo Casinha Branca, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O programa teve recursos orçamentários oriundo de emendas do parlamentar.
“Ficamos felizes por destinar recursos para possibilitar a aquisição de bolas e outros materiais esportivos para que a inclusão seja feita por meio do esporte”, afirmou.
Os recursos provenientes de emendas parlamentares de sua autoria, que estão ajudando as crianças, adolescentes, jovens e idosos do bairro Itaúna e Itaúna 2, em Parintins (distante a 359 quilômetros de Manaus) foram tema do discurso do deputado Cabo Maciel (PL).
“Anualmente estamos direcionando recursos financeiros à Associação do bairro do Itaúna e Itaúna 2, para os projetos Bairro Ativo e Comunidade Ativa, que atenderá 250 crianças, jovens, adolescentes e idosos, com atividades de artes visuais; jiu-jítsu; dança aeróbica, futsal, entre outras. Precisamos ter as nossas crianças na escola, mas também tem que haver projetos paralelos no contra turno, pois o assédio dos criminosos é grande”, afirmou Maciel.
Segurança Pública
Em apoio às forças de Segurança Pública, o deputado Comandante Dan (Podemos) falou da necessidade de recomposição salarial dos servidores da Segurança Pública, por meio do pagamento da data-base de 2023.
“Acredito que a data-base é necessária para que possamos dar aos agentes das forças de segurança este direito, para que não encerrem o ano sem esse direito”, declarou.
Ainda sobre o tema, mas com foco no reforço das forças policiais, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) anunciou apresentação de emenda parlamentar para possibilitar o chamamento de mais mil aprovados, no último concurso da Policia Militar do Amazonas que fazem parte do cadastro reserva.
“O governador Wilson Lima anunciou o chamamento de mil aprovados, bem abaixo da expectativa. Apresentarei emenda solicitando a convocação de mil PMs do cadastro reserva”, afirmou Barreto.
Violência contra a mulher
Vários casos de violência contra a mulher foram denunciados pela deputada Alessandra Campêlo (Podemos). O primeiro citado pela parlamentar foi a denuncia de abuso contra o diretor da empresa de limpeza pública Tumpex, Carlos Seiss. Ele denunciado por pelo menos 57 mulheres que trabalhavam na empresa. A deputada, que é Procuradora da mulher da Aleam, solicitou que a prefeitura, que tem contrato com a Tumpex, exija da empresa a demissão do diretor, sob pena de estar sendo conivente com os abusos cometidos por ele.
Campêlo também pediu ajuda à população para capturar o homem conhecido como “Nil”, que está sendo procurado pela polícia. após ser denunciado pelo estupros da enteada de 15 anos.
A parlamentar também pediu que o Amazonas Futebol Clube não renove contrato com o jogador de futebol Douglas dos Santos, acusado de agressão a uma jovem em Belém.