A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”, anuncia os nomes dos indicados à 5ª edição do Prêmio Nestor Nascimento, homenagem em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
O propósito do Prêmio é celebrar indivíduos, tanto no âmbito local quanto regional, que se destacam pelo seu compromisso e envolvimento em iniciativas direcionadas à promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado na próxima segunda-feira (6), na sede da Aleam.
A Comissão de Avaliação foi constituída por pessoas notoriamente engajadas na promoção das Políticas Afirmativas de Igualdade Racial, sob a liderança do diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar.
Indicados e Categorias:
Joana Freitas – Promoção à saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e a discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único da Saúde (SUS).
Marcos Moura – Promoção de atividades afro-culturais e educativas
Mãe Maria de Jacaúna – Preservação da fé nas religiões de Matriz Africana e combate à intolerância religiosa
Andarilha – Feminismo Negro
Mestre Chaguinha – Prêmio Especial pela Obra Cultural e Desportiva da Capoeira no Amazonas
Professora Iolete Ribeiro – Produção acadêmica, produção literária e estudos sobre a presença negra no Amazonas
Projeto “Do Quilombo se Fez Samba Raiz” – Fomento do protagonismo negro
Menção Honrosa: Professor Gláucio da Gama, Lissason Jonathan Azevedo, Quilombo do Sagrado Coração de Jesus, Tata Zazi Adalberto de Xangô e Mestre Canário
Biografia
Nestor José Soeiro do Nascimento (11 de dezembro de 1947 – 31 de maio de 2003) foi um profissional multifacetado, desempenhando papéis como advogado, jornalista e uma figura de destaque no movimento negro de Manaus.
Ele foi o visionário por trás da criação do Movimento Alma Negra (MOAN) e também desempenhou um papel fundamental na fundação da Associação de Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro, além de ter contribuído para o estabelecimento da Escola de Samba Vitória Régia.
Nestor Nascimento viveu sua vida inteira na região da cidade de Manaus e, mais especificamente, na comunidade onde o Quilombo do Santo Benedito está localizado.
Vale mencionar que ele era bisneto de Maria Severa Monteiro do Nascimento, uma das notáveis matriarcas da família maranhense que desempenhou um papel fundamental na fundação do quilombo.
A trajetória de Nestor Nascimento é um testemunho inspirador de dedicação à causa da igualdade racial e à preservação das ricas tradições culturais de sua região.
[14:07, 31/10/2023] Chris Reis: Deputados da Aleam reforçam necessidade de convocação dos aprovados para melhorar Segurança Pública no estado
Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (31), os deputados reforçaram, durante seus discursos, a necessidade de convocação dos aprovados nos concursos das forças de segurança pública e destacaram ser uma forma de melhorar a Segurança Pública, tanto da capital quanto do interior do estado.
O deputado Dan Câmara (Podemos) enfatizou que a queixa da população, durante as Audiências Públicas realizadas pela Comissão de Segurança Pública, reflete a sensação de insegurança das pessoas. “Por meio de Audiências Públicas realizadas em 30 municípios, estamos constatando a insatisfação da população com a Segurança Pública, o que demonstra a necessidade de aumento do efetivo das Forças de Segurança do estado”, afirmou.
Em seu discurso, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) cobrou a divulgação do calendário de chamamento dos concursados. “O governo precisa se posicionar. O estado tem condições de chamar o cadastro reserva porque temos um efetivo deficitário, então se o estado chamar todos os aprovados no número de vagas, ainda estará em déficit”, pontuou.
O líder do Governo na Casa, deputado Felipe Souza (Patriota) lamentou que a última reunião não avançou no diálogo com os aprovados, o que prejudicou o andamento da discussão. Ele reconheceu a necessidade de convocação dos aprovados, ressaltando que o concurso ainda está dentro do prazo de chamamento. Em aparte, Comandante Dan lastimou que,enquanto representante da Assembleia na última reunião, não foi ouvido.O deputado Carlinhos Bessa (PV) salientou que é preciso avaliar as contas públicas para proceder à nomeação dos aprovados. “Todos queremos chamar todos os aprovados, entretanto precisamos avaliar as contas públicas. Temos que ver o poder de investimento e também o poder de pagamento”, frisou.
Em resposta, Wilker esclareceu que o problema não é dinheiro porque o comprometimento com pessoal é de 42% de um limite de 49%. “Se o governo realmente quiser dar uma demonstração de que a Segurança pública é uma prioridade, após o feriado, ele divulga o cronograma de chamamento”, desafiou.
A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) chamou a atenção para o fato de que o governador Wilson Lima nomeou até aprovados de concursos de outras gestões. “Wilson Lima foi o único governador que chamou aprovados de concursos antigos, de pessoas que nem tinham esperança de serem chamadas. Da mesma forma, tem interesse de chamar os concursados do atual concurso”, afirmou. A parlamentar também pediu que os líderes do movimento se posicionem contra quem apenas quer usar a situação como palanque político, o que prejudica o diálogo.Em pronunciamento, o deputado Mário César Filho (UB) explicou que as nomeações não podem ser feitas de qualquer jeito. “O processo de nomeação deve ser feito com responsabilidade”, afirmou.