Nesta sexta-feira (19), às 13h, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará Sessão Especial para outorga da Medalha Ruy Araújo ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, e ao secretário Especial de Assuntos Federativos, André Luiz Ceciliano. A propositura é do deputado Sinésio Campos (PT), e foi aprovada em votação no Plenário Ruy Araújo.
“Seja como cidadãos ou no exercício de suas funções profissionais, eles jamais se negaram servir àqueles que mais precisam e, especialmente, em ajudar o Estado do Amazonas”, declara o deputado Sinésio, destacando a atuação do Secretário André Ceciliano no apoio às famílias vítimas de deslizamento de terras no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, ocorrido no último mês de março e que causou oito mortes.
As atuações do ministro Alexandre Padilha, médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), em comunidades ribeirinhas da Amazônia e tribos indígenas combatendo a malária e outras epidemias como tuberculose, doença de chagas, AIDs, infecção hospitalar, foram lembradas por Sinésio Campos.
Medalha Ruy Araújo
É a maior comenda da Casa Legislativa Estadual, foi instituída pela Resolução Legislativa nº 105 de 28/05/1981, com a finalidade de condecorar pessoas que desempenharam papéis de destaque por seus feitos e atuação profissional em favor da sociedade amazonense.