Rephrase my Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, celebrado anualmente no dia 5 de novembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) trouxe ao hall principal da Casa, durante a semana de 4 a 8 de novembro, a mostra “Moda Autoral Amazonense: Revelando Processos”, iniciativa da organização Amazon Poranga.
A mostra, além de promover o talento regional, destaca a moda autoral como uma expressão cultural fundamental e como um setor promissor à economia do Estado. O objetivo também é propor um debate sobre a importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico sustentável do Amazonas, convidando os legisladores e a comunidade à reflexão sobre a necessidade de apoio e incentivo ao setor.
A mostra teve o apoio do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), que exaltou a criatividade dos artistas da moda. Segundo ele, essa é uma oportunidade de mostrar o quanto existem talentos no Amazonas.
“As pessoas estão entendendo a proposta que é tornar a moda autoral amazonense visível, por meio de ações como esta, aos olhos daqueles que não sabem que temos tantos talentos”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), a economia criativa é uma alternativa ao desenvolvimento econômico sustentável do Amazonas.
“Essa mostra é a comprovação que temos um amplo campo a ser explorado, para termos uma alternativa econômica no Estado, por meio dos saberes e da nossa riqueza em matéria-prima. Como parlamentar, garanto que a economia criativa terá todo meu apoio. Parabenizo os expositores pelas obras e o deputado Comandante Dan pela iniciativa”, atestou.
A exposição, que teve curadoria de Jessilda Furtado e Sioduhi, reuniu marcas que atuam, tanto no vestuário quanto na produção de acessórios. Foram apresentadas peças de grifes locais como “Ateliê Yratikuna”, “Atniastore”, “Brechó 3_30”, “Nabila Lopes”, “Sioduhi Studio” e “DM Cyanotype” na moda vestuário, e “Inaru Eyawa”, “Melanina AM”, “Sapopema Biojoia” e “Rita Prossi” nos acessórios. A designer gráfica Natravesthi foi a responsável pela identidade visual do evento.
A agente cultural, Jessilda Furtado, idealizadora da Amazon Poranga Fashion, falou da importância do espaço que a Assembleia destinou à economia criativa e aos projetos desenvolvidos na mostra autoral amazonense.
“Precisávamos dar destaque para estes autores da moda autoral porque temos visibilidade de artistas na música, no teatro, na dança, mas a moda não aparecia em nenhuma das nossas pesquisas como uma potência cultural”, disse.
Ela citou ainda locais como Sioduhi Studio, em São Gabriel da Cachoeira (distante a 852 quilômetros de Manaus) que traz uma moda sustentável, por meio do tingimento natural de tecidos com a tecnologia Maniocolor, à base da mandioca e à base de crajiru e outros artistas que usam os raios solares para tingimento das peças incluindo, assim, a sustentabilidade nos teci
Assembleia Legislativa apresenta mostra ‘Moda autoral amazonense: Revelando Processos’ e exalta economia criativa
Deixe um comentário