Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Às vésperas da Marcha das Mulheres Negras, especialistas apontam disparidades no mercado de trabalho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Às vésperas da Marcha das Mulheres Negras, especialistas apontam disparidades no mercado de trabalho
Nacional

Às vésperas da Marcha das Mulheres Negras, especialistas apontam disparidades no mercado de trabalho

4 semanas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Mulheres negras reunidas em defesa do direito ao trabalho digno

Representantes do governo, da sociedade civil e de organizações da área de direitos humanos destacaram, nesta segunda-feira (24), que a desigualdade racial e de gênero no mercado de trabalho brasileiro afeta de forma mais intensa as jovens mulheres negras, que recebem salários menores e enfrentam taxas de desocupação mais altas, se comparadas às jovens brancas.

O debate foi promovido pela Comissão de defesa dos direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e antecede a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras – Por Reparação e Bem Viver, prevista para esta terça-feira (25).

Jovens mulheres negras ganham 102% menos do que jovens brancas, aponta levantamento feito a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Diante desse cenário, Waldete Tristão, integrante do Centro de Estudos das Relações de trabalho e Desigualdades (Ceert), acrescentou que a juventude negra está mais sujeita à informalidade: 32,4% das jovens brancas ocupam vagas informais contra 40,8% das jovens negras.

Ela observou que, no terceiro trimestre de 2024, a taxa de desemprego entre jovens negras chegou a 16%, o dobro da registrada entre jovens brancos, e que 45,7% das mulheres empregadas estavam há menos de 1 ano no mercado de trabalho.

“Iniciativas de mobilização social e atuação política são essenciais para promover mudanças estruturais no enfrentamento das desigualdades de sexo e raça no mercado de trabalho”, destacou Waldete.

Cenário global
Barbara Barboza, da organização Oxfam Brasil, afirmou que 16,4% das mulheres negras estão desempregadas no mundo, indicando um cenário global de milhões de mulheres fora do mercado de trabalho.

Segundo ela, entre jovens, a taxa chega a 26% para aquelas que não estudam, não trabalham e não têm acesso a formação complementar. “Essa situação não decorre de falta de interesse, mas sim de barreiras estruturais”, ressaltou a representante da organização que atua em prol da justiça social.

Entre os principais obstáculos enfrentados por jovens mulheres negras, Barbara citou a dificuldade de conciliar trabalho e responsabilidades de cuidado, a persistência do casamento infantil no Brasil, a gravidez na adolescência e a baixa oferta de oportunidades de trabalho em âmbito local.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Audiência pública antecede a Marcha de Mulheres Negras

Falta de recursos
Nailah Neves Veleci, do Ministério da igualdade racial, citou iniciativas voltadas à ampliação da participação de pessoas negras, indígenas e quilombolas em espaços de decisão e em áreas estratégicas. Entre elas, destacou o programa Lidera GOV, que busca promover servidores desses grupos a cargos de liderança na administração pública federal.

Ela citou ainda o Plano Juventude Negra Viva, elaborado pelo Ministério da igualdade racial em parceria com outros 18 ministérios, que passou a incorporar de forma explícita a dimensão racial em razão da vulnerabilidade desse público.

Nailah afirmou que a falta de recursos tem sido um desafio histórico para a implementação de políticas públicas baseadas na igualdade racial. “Em todas as políticas públicas que nós estamos construindo, pelo ministério e pelo movimento negro há mais de 50 anos, falta recurso”, frisou.

Participação política
A deputada Juliana Cardoso (PT-SP), que solicitou a audiência, lembrou das regras para incentivar a participação de pessoas negras nas eleições, em vigor desde 2020. “Na Câmara, a representação de negros e negras só cresceu por conta da cota. Percebe-se que, com essa cota, subiu o número de pessoas que se colocam na relação política como negros e negras”, ressaltou.

Atualmente, existem cotas e regras específicas para incentivar a participação de pessoas negras nas eleições, que envolvem a distribuição proporcional de recursos e tempo de propaganda eleitoral. No entanto, não há uma cota mínima obrigatória de candidaturas para pessoas negras, como ocorre com a cota de gênero (mínimo de 30% para mulheres).

racismo no trabalho
A coordenadora-geral de Fiscalização e Promoção do trabalho Decente do Ministério do trabalho e emprego, Dercylete Lisboa Loureiro, lembrou que em 2021 foi criada a Coordenação Nacional de Combate à discriminação e promoção da igualdade de Oportunidades no trabalho, dentro da inspeção do trabalho.

Ela destacou que a instituição, com mais de 130 anos de existência, passou a contar apenas recentemente com uma estrutura específica para tratar de discriminação e desigualdades no ambiente laboral. “Não precisa me dizer, eu sei que a gente está atrasado, mas celebro muito estar aqui hoje, porque isso significa que essas assimetrias se tornaram assunto”, pontuou.

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Procon Manaus inicia fiscalização em shoppings de Manaus durante Black Friday para coibir práticas abusivas
Próximo artigo Artesanato para idosos em Manaus tem sido usado pela Prefeitura em oficinas no PMI para promover saúde emocional

Mais notícias desta categoria

Sancionada lei que garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos

2 horas atrás

Congresso aprova projetos que abrem crédito de R$ 30 bilhões para o Orçamento de 2025

3 horas atrás

Comissão aprova incentivo à construção de cisternas em áreas sem saneamento

3 horas atrás

Comissão de Educação aprova projeto para combater violência contra meninas nas escolas

3 horas atrás

Comissão Mista aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

4 horas atrás

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para a tarde

6 horas atrás

Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica

7 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria categorias de pessoas desaparecidas

8 horas atrás

Comissão aprova regras para uso de imagens e obras autorais por inteligência artificial

8 horas atrás

Congresso vota Orçamento de 2026 e créditos suplementares nesta sexta-feira

11 horas atrás

Projeto define diretrizes para fortalecer o futebol feminino no Brasil

24 horas atrás

Comissão aprova parcelamento de multas de motoristas com deficiência

24 horas atrás
Comissão de Agricultura da Câmara cobra regulamentação de lei sobre cultivo sustentável de bambu
Comissão aprova direito de mulheres e idosos desembarcarem fora da parada de ônibus à noite
Comissão aprova projeto que impede condenados de lucrar com livros e filmes sobre seus crimes
Comissão aprova proposta que prorroga empréstimos do FGTS para santas casas
Comissão aprova projeto que reconhece como genocídio morte de ucranianos pela fome
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?