Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: As políticas de gênero e diversidade em obras públicas do AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > As políticas de gênero e diversidade em obras públicas do AM
Amazonas

As políticas de gênero e diversidade em obras públicas do AM

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Por Agência Amazonas

A publicação será lançada em março e o texto, relacionado às intervenções pelo Prosamin+, é assinado por equipe da UGPE

FOTO: Tiago Corrêa / UGPE

As políticas de gênero adotadas nas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) são tema de artigo que será publicado em revista científica nacional. O trabalho, que sairá na edição de março da Guaju – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, é assinado por equipe técnica da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, órgão responsável pelo Prosamin+.

O artigo científico “políticas de gênero e diversidade em obras públicas: As inovações resultantes da parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID” tem como autores o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o subcoordenador do setor Ambiental, Otacílio Cardoso, a subcoordenadora do setor social Viviane Dutra e a gestora Ambiental Camilla Fuziel, todos do órgão.

O trabalho foi também apresentado no IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS) e IV Simpósio Internacional da REDE Ibero-americana de Estudos Sobre Desenvolvimento Territorial e Governança, realizados de forma on-line, no período de 23 a 25 de novembro de 2022.

O foco são as políticas de gênero e diversidade que vêm sendo desenvolvidas pela UGPE, no âmbito do Prosamin+, e que resultaram na elaboração do Código de Ética e Conduta Responsável da instituição, em fase de implementação.

De acordo com Marcellus Campêlo, a publicação do artigo científico confere notoriedade e reafirma a importância das políticas públicas com esse fim e a relevância que o tema tem para a comunidade científica.
Para Camilla Fuziel, a publicação do artigo impulsiona ainda mais as discussões sobre sustentabilidade e política de gênero e diversidade, nas obras públicas. “Mostra o compromisso da UGPE com o tema e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para serem cumpridos até 2030. A igualdade de gênero é um dos objetivos destacados no documento”, afirmou.

UGPE e Política de Gênero

FOTO: Tiago Corrêa / UGPE

A política de gênero faz parte das salvaguardas socioambientais de programas financiados pelo BID. Tem como objetivo a inclusão e a difusão da igualdade de gênero, bem como ações de proteção às mulheres contra o assédio e a violência sexual.

A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, ressalta que esta sempre foi uma preocupação para as famílias, em reassentamento, mas agora, com a atualização destas políticas, o tema gênero e diversidade ganhou força e espaço no contexto de execução de obras. Segundo ela, não somente por prevenção à violência contra a mulher, mas também por projetos mais inclusivos.

“Hoje, desenvolvemos regras de apoio às mulheres em condição vulnerável no reassentamento, oportunidades de capacitação e instalação de atividades comerciais próprias, bem como um código de ética a ser monitorado em todas as frentes de obras, com canais adequados de queixas e reclamações. Desta forma, espera-se ter obras bem executadas, projetos inclusivos e cada vez mais mulheres com espaço de fala, capacitação, trabalho e desenvolvimento, para elas, seus filhos e todos os grupos familiares beneficiários do programa”, explicou Viviane.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmancheteViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Idam leva capacitação e regularização aos produtores rurais do Careiro
Próximo artigo Sete pessoas foram presas durante patrulhamentos no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

1 ano atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

1 ano atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

1 ano atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

1 ano atrás
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?