Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Artigo: O corpo de Fernando Vilaça e a punição social da diferença
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Artigo: O corpo de Fernando Vilaça e a punição social da diferença
Nacional

Artigo: O corpo de Fernando Vilaça e a punição social da diferença

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Por: Paula Litaiff

Fernando Vilaça, adolescente de 17 anos, foi brutalmente assassinado em Manaus após reagir a piadas homofóbicas. Seu corpo espancado e sua vida interrompida não são apenas resultado da violência de indivíduos, mas da violência de um sistema que pune corpos que ousam existir além da norma. A tragédia recebeu a confirmação jurídica: a OAB-AM reconheceu oficialmente a motivação homofóbica do crime.

Na obra “Vigiar e Punir”, Michel Foucault analisa como dispositivos de poder monitoram, normatizam e, na falha de adequação, disciplinam o corpo. Fernando foi punido por não corresponder à heteronormatividade esperada. A risada que precedeu o espancamento funcionou como um veredito simbólico; o ataque, o estágio extremo da pedagogia violenta.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio de sua Comissão de direitos humanos, manifestou repúdio e Solidariedade à família do adolescente, afirmando que “o assassinato brutal do jovem […] decorre de homofobia” e deve ser tratado como crime dessa natureza. A instituição destacou ainda o estatuto jurídico, como a equiparação dessa forma de violência ao crime de racismo, conforme decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e com respaldo no art. 5º da Constituição.

Foucault ensina que os mecanismos de controle não precisam mais de espetáculos públicos, como no século XVIII. Hoje, a punição é disseminada e naturalizada nas piadas, nos comportamentos, no silêncio coletivo, e principalmente nas redes sociais. No caso de Fernando, essa lógica invisível se transformou em brutalidade explícita. O corpo que resiste à norma paga com sangue.

A OAB-AM reforçou que a morte de Fernando não foi um episódio isolado: Manaus liderou o ranking de assassinatos de pessoas LGBTQIAPN+ em 2022 e 2023, segundo o ‘Observatório de Mortes e Violências LGBTI+’. Em sua nota, conclamou um pacto coletivo entre esfera pública, privada e sociedade civil para assegurar “proteção absoluta do direito de existir e amar”; e ofereceu apoio jurídico à família.

Na perspectiva de Foucault, o biopoder regula quem PODE viver e quem PODE morrer, e há uma violência legitimada, ainda que silenciosa, contra corpos dissidentes. A confirmação legal da homofobia no caso de Fernando reforça a necessidade de Agir. O jornalismo não deve se limitar à denúncia. É seu dever expor os discursos, as instituições e as normas que validam o ódio.

Fernando não foi morto apenas pelos agressores. Foi punido pela norma que os habilita. Se queremos um futuro onde pessoas LGBTI+ existam sem medo, é hora de questionar os processos que naturalizam o ódio, exigir que o aparato jurídico puna eficazmente, e construir coletivamente espaços de proteção para todas as formas de vida.

fernando vilaca paula litaiff

(*)Paula Litaiff é mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduada em Jornalismo, com especialização em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos. Litaiff é fundadora da REDE CENARIUM, um veículo de comunicação multiplataforma sediado na Amazônia.

Tags:100+jornalistaNacionalPaula LifaiffPaula Litaiff
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Congresso dará colaboração para trazer mais eficiência à administração pública, diz Motta
Próximo artigo Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

2 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

2 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

2 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

2 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

3 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

3 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

3 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

3 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

3 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

3 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

4 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

4 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?