Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Artigo científico sobre Programa Pelci é selecionado para compor livro de política global
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Artigo científico sobre Programa Pelci é selecionado para compor livro de política global
EstadosPolícia

Artigo científico sobre Programa Pelci é selecionado para compor livro de política global

Por biblia
Última atualização: 20 de dezembro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar


Há 31 segundos

Trabalho foi apresentado pelo professor doutor Denison Aguiar no Congresso de Relações Internacionais da Faculdade La Salle, que contou com a participação de Universidades Internacionais

Foto: Divulgação /Sedel

Destaque no Congresso de Relações Internacionais do Amazonas, o artigo que teve como título “A efetivação de Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Amazonas: Uma abordagem governamental do Pelci”, foi escolhido para compor um capítulo do livro “O poder na política global”. A pesquisa reforçou o esporte como ferramenta de política pública e a importância da valorização cultural dos povos indígenas do interior do estado.

“Ter essa publicação sobre o Pelci, só mostra o quanto estamos no caminho certo. Por determinação do governador Wilson Lima estamos trabalhando fortemente para que esse Programa siga sendo referência de políticas públicas para sociedade em geral”, ressaltou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

O artigo desenvolvido pelo Núcleo Científico da Sedel e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), reconhece a efetivação de políticas públicas aos povos indígenas.

“No momento que começamos a perceber a efetivação de direitos à população indígena, quando se trata de esporte e lazer, colocamos em evidência o impacto social, fortalecendo que, por meio desse programa, temos políticas públicas que mostram de maneira efetiva e concreta o direito desses povos”, comentou o professor Marcelo Marques, doutor em Biodinâmica da Educação Física e do Esporte pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo Científico da Sedel.

O artigo que será publicado em livro em 2024, também reforçou que no âmbito da Amazônia, os povos indígenas têm uma visão cultural e particular sobre o cuidado do corpo, o esporte e o lazer. O trabalho mostra que pensar políticas públicas voltadas para essas etnias é valorizar a cultura indígenas, uma vez que o programa governamental se adapta a realidade da comunidade.

Referência nacional, o Pelci conta com sete polos, em Manaus, Codajás, Envira, Fonte Boa, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Os núcleos indígenas estão presentes, especificamente, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga reunindo mais de 1.200 atletas de diversas etnias.

“O Pelci está em várias localidades, impactando de forma positiva a vida de crianças e adolescentes indígenas. Pensar políticas públicas dessa forma é investir em uma política amazônida, com amazônidas, para amazônidas, esse é o grande diferencial do do programa”, comentou o pesquisador.

Sobre o evento

A 1ª edição do Congresso Internacional de Relações Internacionais do Amazonas, com o tema “A Amazônia no mundo e o mundo na Amazônia”, foi realizada pelo curso de Relações Internacionais da instituição La Salle. O evento visou fomentar debates sobre assuntos relacionados ao direito internacional, política externa, internacionalização de organizações públicas e privadas, destinado a estudantes, profissionais e pós-graduados.

Tags:CodajásEnviraEstado do AmazonasFonte BoaGoverno do AmazonasHumaitáManausSão Gabriel da CachoeiraTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?