Durante os seus 23 anos, o Proamde vivenciou histórias, participou de vidas, evoluções, grandes conquistas e, o mais importante foi a permanência de seus beneficiados
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam
Um mix de atividades envolvendo a participação do Balé Folclórico do Amazonas, marcou a programação de comemoração de 23 anos do Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Proamde/Feff/Ufam). A cerimônia de aniversário ocorreu nesta terça-feira, 29, na Quadra Poliesportiva da Feff em que reuniu professores, alunos e os beneficiados do Programa.
Durante a cerimônia, a atual coordenadora do Proamde, professora Minerva Leopoldina de Castro Amorim, disse que quando se pensa nos 23 anos de atividades do Programa, imediatamente se pensa no legado que idealizadora, professora Kathya Augusta Thomé Lopes, deixou para um grupo especifico da sociedade.
A coordenadora pontua a especificidade do grupo de pessoas com deficiência, mas, a família que elas compõem. “Hoje, percebemos que durante os 23 anos do Proamde, expandiu suas atividades devido o empenho da família, auxiliando alunos com deficiência que não conseguem se manter sozinhos. Então, levá-los a integrar a sociedade, através da atividade motora foi o meio que utilizamos, mas, o legado dessas atividades foi a presença da família”, disse.
A idealizadora do Proamde, professora Kathya Thomé, acredita que o compromisso da Universidade junto a sociedade está concretizado no Programa que visa o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência. “Há 23 anos, a Feff e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) desenvolvem essa atividade que a cada ano se fortalece, dando continuidade com a mesma qualidade quando iniciou”, completou.
Ela acredita que o Programa durará por longos anos, pois apresenta força e consistência. “Atualmente, é um programa consolidado na Universidade e a comunidade responde a isso. Então, para nós é uma responsabilidade muito grande em que se vê nessa comemoração uma quantidade enorme de pessoas”, disse a idealizadora.