Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Usina terá capacidade de gerar 165 megawatts (MW) de potência, suficiente para atender uma cidade com até 800 mil habitantes.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) realizou, na segunda-feira (18/11), uma visita técnica na construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, empreendimento da Companhia Energética Amazonense S.A. (CEA).

A UTE Manaus I será totalmente abastecida por gás natural, com um consumo estimado de 695 mil metros cúbicos por dia (m³/dia). A usina terá capacidade para gerar 165 megawatts (MW) de potência, suficiente para atender uma cidade com até 800 mil habitantes. As operações estão previstas para começar em 31 de dezembro de 2026.

O diretor-presidente da autarquia estadual, Ricardo Lasmar, destaca que o Governo do Amazonas tem realizado significativos investimentos no setor nos últimos anos. A criação da Lei Estadual nº 5.420/2021, conhecida como Lei do Gás, marcou um passo importante na abertura do mercado, impulsionando o potencial do gás natural para promover o desenvolvimento social e econômico no estado.

“A obra da UTE Manaus I demonstra que o mercado de gás natural está, de fato, atraindo investidores. Nesse contexto, a Agência Reguladora busca manter um diálogo próximo com os consumidores de gás no Amazonas, além de fortalecer e aprimorar o trabalho das equipes da Arsepam que atuam diretamente com o gás natural”, disse.

O diretor técnico da CEA, Bruno Menezes, destacou a importância da Usina para o sistema elétrico da capital. “A Usina garantirá estabilidade ao sistema elétrico de Manaus, especialmente após novembro de 2030, quando contratos que somam 1,60 gigawatts de energia serão encerrados. A UTE Manaus I será a primeira com energia assegurada para o período seguinte, representando um marco importante para a segurança energética e o consumo de gás natural”, afirmou.

FOTOS: Beatriz Aquino/Arsepam

Consumidor livre

A CEA formalizou junto à Arsepam o pedido para seu enquadramento como Consumidor Livre no mercado de gás natural. De acordo com a Lei do Gás, o Consumidor Livre é aquele que consome volumes iguais ou superiores a 300.000 m³/mês e tem a liberdade de adquirir gás natural de qualquer agente produtor, importador ou comercializador, independentemente do segmento de usuários.

A Agência Reguladora é responsável por autorizar o enquadramento como Consumidor Livre. No Amazonas, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) detém a exclusividade na distribuição de gás natural, com seus serviços sendo regularmente fiscalizados pela Agência Reguladora.

O post Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas realiza o quarto Levantamento de Índices para o mosquito Aedes aegypti
Próximo artigo Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Mais notícias desta categoria

Polícia Militar do Amazonas apreende 1,4 tonelada de drogas em Santa Isabel do Rio Negro

11 horas atrás

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

14 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

15 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

16 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

17 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

17 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

17 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

19 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

19 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

19 horas atrás

Artesãs do Amazonas brilham na 7ª Fenacce em Fortaleza

19 horas atrás
Espetáculo ‘Regionalidades – Parte 2’ celebra diversidade cultural no palco do imponente Teatro Amazonas
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?