Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Aprovado o PL do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes aos autistas nas unidades de saúde do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Aprovado o PL do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes aos autistas nas unidades de saúde do Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Aprovado o PL do deputado Mário César Filho que garante até dois acompanhantes aos autistas nas unidades de saúde do Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária, desta quarta-feira (10/4), o Projeto de Lei nº 752/2023 proposto pelo deputado Mário César Filho (UB). O projeto assegura a permanência de até dois acompanhantes para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas unidades de pronto-atendimento, maternidades e demais instituições hospitalares, tanto na REDE pública, quanto privada.

O Projeto de Lei reconhece a importância da presença de acompanhantes para proporcionar conforto, segurança e compreensão das necessidades específicas das pessoas com TEA durante seu atendimento médico.

Para usufruir do direito, o projeto prevê que os acompanhantes deverão apresentar um laudo ou atestado que comprove o diagnóstico do paciente com TEA. Além disso, o projeto estabelece que as unidades de saúde devem registrar a entrada e permanência dos acompanhantes, fornecendo um termo de responsabilidade que informe sobre as penalidades em caso de comportamento inadequado.

O PL também obriga os estabelecimentos de saúde a divulgarem os direitos, por meio de cartazes, painéis digitais ou outros meios visíveis e de fácil acesso aos pacientes.

O objetivo do Projeto de Lei é que mais pessoas com TEA tenham acesso a um atendimento mais humanizado e adaptado às suas necessidades, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa no Estado.

 

  

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito entrega dez moradias reformadas do ‘Casa Manauara’
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 549 vagas de emprego para esta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus reordenar terminais de ônibus

12 horas atrás

Escola da zona rural brilha na competição Steam 2025

14 horas atrás

Transporte escolar irregular – Segurança em Manaus

15 horas atrás

Aulão na Rede: Enem 2025 prepara mais de 2 mil alunos

16 horas atrás

Microrregião de Saneamento Básico: Avanços e Iniciativas

18 horas atrás

Ecobarreiras – David Almeida na COP 30

1 dia atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas: Serviços Incríveis

2 dias atrás

Sejusc oferece cidadania a povos originários em Borba

2 dias atrás

Mobilidade sustentável: Avanços em Manaus

2 dias atrás

Mídias Digitais – Capacitação de Alunas na Rede Pública

2 dias atrás

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

3 dias atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

3 dias atrás
Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus
Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações
TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública
Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente
Idam capacitou 272 extrativistas em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?