Operação integrada da polícia Militar do Amazonas apreendeu entorpecentes, armas, munições e veículos na zona rural de Maués.
A polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), apreendeu meia tonelada de cocaína na terça-feira (27/01) em área de mata na zona rural do município de Maués (276 quilômetros de Manaus). A apresentação dos detalhes ocorreu em coletiva nesta quarta-feira (28/01), no Quartel do Comando Geral da PMAM, localizado na Rua Benjamin Constant, bairro Petropólis, zona sul de Manaus. Segundo os comandantes, a ação contou com apoio aéreo para deslocamento da equipe até o local.
Como a apreensão foi possível
Conforme o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, o local onde estava o material ilícito ficava nas proximidades de uma pista de pouso clandestina usada para recebimento de drogas por aeronave. Havia também um acampamento improvisado às margens do rio.
O chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, relatou que o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT) já monitorava a aeronave e comunicou a ação à PMAM e à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM). De acordo com os relatos, a COE, em conjunto com a FICCO, fez contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e obteve aeronave para transporte das equipes até Maués.
Materiais apreendidos e destino dos itens
Além da meia tonelada de cocaína, estimada em aproximadamente R$ 40 milhões de prejuízo ao crime organizado, as equipes encontraram uma aeronave presumivelmente usada no transporte dos entorpecentes; dois quadriciclos; duas pistolas; 183 munições calibre 9 mm e 35 munições calibre .380. Os materiais, incluindo os veículos e as armas, foram encaminhados à sede da polícia Federal.
O comandante da COE, major PM Ricardo Lemos, afirmou que os suspeitos não foram localizados no momento da operação. “Infelizmente não foi possível encontrá-lo (os suspeitos), pois eles com o barulho da aeronave conseguiram fugir através do rio. Mas ficamos com os entorpecentes e os materiais apreendidos, com os aviões e as duas pistolas”, disse o major Lemos.
Integração entre forças e dados operacionais
O coronel Bruno Azevedo destacou que a apreensão decorre da intensificação das ações policiais no interior do estado, especialmente nas rotas de escoamento de drogas. A operação envolveu a FICCO/AM, polícia Federal, polícia Militar do Mato Grosso (PM/MT), Gefron/MT, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) e a Força Aérea Brasileira.
Segundo o coronel Azevedo, a determinação partiu do comandante-geral coronel Marcos Klinger, que reforçou, desde o ano passado, operações contra o crime organizado e o tráfico de drogas. Ele informou que, em 2025, a PMAM apreendeu mais de 28 toneladas de entorpecentes, comparado a aproximadamente 22,5 toneladas em 2024, o que representa aumento no índice de apreensões.
A coletiva de imprensa desta quarta-feira (28/01) no Quartel do Comando Geral detalhou as fases da operação e as instituições envolvidas.
A polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, caso tome conhecimento de ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Assuntos nesse artigo:
#apreensaodecocaina, #meiatoneladadecocaina, #pmam, #coe, #cpe, #maues, #Manaus, #quarteldocomandogeral, #petropolis, #forcaaerea, #ficco, #policiafederal, #gefronmt, #ciopaer, #pmmt, #armas, #municoes, #aeronave, #40milhoes, #trafico


