Uma fiscalização realizada nesta quinta-feira, 9/10, pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), com o apoio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e das polícias Civil e Militar, resultou na apreensão e inutilização de 13 mil litros de bebidas, entre cerveja e energéticos, encontrados em condições irregulares de acondicionamento.
A ação fez parte da operação “Zero Metanol”, promovida pela Visa Manaus desde a última segunda-feira, 6/10, com o objetivo de monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas alcoólicas na capital amazonense.
Ao todo, foram apreendidos 13 mil litros de bebidas, sendo 12,6 mil litros de cerveja de diferentes marcas, e cerca de 400 litros de energético. A distribuidora, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foi autuada pela Visa Manaus.
“Os produtos estavam em situação de avaria ou já vencidos, não estavam devidamente identificados, e estavam expostos de forma totalmente inapropriada, em área aberta, com exposição ao sol, além de um ambiente sem higiene adequada”, informou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.
Os itens foram levados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, rodovia AM-010, onde foram inutilizados. A distribuidora irá responder a processo administrativo Sanitário, que PODE resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras penalidades.
O gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, explicou que essa providência é necessária para proteger a saúde coletiva. “Sem a devida segregação e informação a respeito da condição em que as bebidas se encontravam, elas poderiam ser distribuídas por engano ou desviadas de forma criminosa, expondo a população a agravos à saúde”, salientou.
Desde a última segunda-feira, 6/10, a operação “Zero Metanol” já fiscalizou 20 estabelecimentos, com quatro deles autuados por falta de licenciamento sanitário e irregularidades no acondicionamento das bebidas.
Cuidados
A Visa Manaus prossegue com a operação “Zero Metanol” nos próximos dias e salienta o papel estratégico da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcoólicas. Os consumidores devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida, observar aspectos relacionados à vedação, prazo de validade, informações que indiquem ingredientes, origem e registro no Ministério da agricultura e pecuária (Mapa) e rotulagem (que precisa estar intacta, sem sobreposição). Adquirir bebidas de estabelecimentos confiáveis também é um cuidado fundamental.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. Quando ingerida, a substância é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito. Dentre os principais sintomas da intoxicação estão visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Serviços
Ao identificar esses sintomas a pessoa precisa buscar de imediato as unidades de emergência médica. Além disso, é necessário contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM), que PODE ser acionado pelos números de emergência (92) 3305-4702 / 0800-722-6001 e pelas linhas convencionais (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732.
O Disque-Intoxicação da ANVISA, que responde por meio do 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) que atende pelo 0800 771 3733 são outros serviços essenciais à disposição da população para orientações e esclarecimentos de dúvidas.
A visa reitera que os estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).

— — —
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa e Lara Bernardes/Procon Manaus
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCwQm6