Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Após pedido de Joana Darc, CRMV-AM abrirá novo processo contra André Sotero, veterinário preso por maltratar animais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Após pedido de Joana Darc, CRMV-AM abrirá novo processo contra André Sotero, veterinário preso por maltratar animais
ALEAMPolítica

Após pedido de Joana Darc, CRMV-AM abrirá novo processo contra André Sotero, veterinário preso por maltratar animais

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A deputada Joana Darc (UNIÃO Brasil) anunciou, por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira (06), que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) poderá abrir um NOVO processo administrativo contra o médico veterinário André Luis Sotero Vital, pelo crime cometido em 2019. Em fevereiro deste ano, após três anos do acontecimento, o CRMV-AM havia aplicado a pena branda de 80 dias de suspensão das atividades veterinárias e uma multa de 3 mil reais.
Presidente da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA- Aleam), Joana Darc foi a principal responsável por pressionar o Conselho pela abertura de um NOVO processo para a cassação do registro profissional de Sotero.A parlamentar comemora a decisão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em solicitar que o CRMV-AM abra um NOVO processo, pois Sotero recebeu uma pena mínima, abaixo de quem consulta um animal gratuitamente, por exemplo.
“Nossa luta pelos animais é incansável. Como representante deles no parlamento estadual, jamais poderia me calar sobre o caso Sotero, pois ele merece receber uma punição justa no vigor da Lei. Tinha certeza que minha ida à Brasília, as manifestações em frente ao CRMV-AM e as discussões nas redes sociais não seriam em vão, pois as respostas temos agora”, defende.
Movimento Nacional
Joana Darc foi responsável por encabeçar um movimento nacional contra a então decisão do CRMV-AM em aplicar uma pena branda ao médico veterinário. Agora, com a abertura de NOVO processo, a parlamentar salienta que o público, as ONGs da causa animal e os demais parlamentares, que defendem os animais, em outros Estados fazem parte dessa vitória.
“Essa vitória representa a força que tem o movimento da causa animal no Brasil, por mais que pareça pequena, somos grande em defender os animais inocentes. Quem pensa que não há ninguém lutando por eles, está muito enganado, pois no Amazonas há uma deputada feroz que luta com unhas e dentes por eles”, disse.
Projeto Federal
Em Brasília, a parlamentar chegou a protocolar um Projeto de Lei (PL) no gabinete do deputado federal Saullo Vianna (UNIÃO Brasil), que cassará imediatamente o registro profissional de médicos veterinários que cometerem maus-tratos contra os animais. Após sancionada, a Lei não será válida apenas no Amazonas, mas também para todo o País.
Em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL nº 971/2023, pretende instaurar procedimento ético disciplinar aos médicos veterinários caso haja maus-tratos, no exercício da profissão. De acordo com a gravidade, ficará suspenso o exercício profissional pelo prazo de 6 meses a 24 meses, prorrogáveis por igual período, caso assim julguem necessário.
“Uma outra vitória da causa animal para todo o Brasil é este PL, pois através deles, vamos punir no rigor da lei o médico veterinário que maltratar animais, no exercício da profissão. Além disso, a multa vai variar de acordo com a gravidade do crime e, o melhor de tudo, a cassação imediata do registro profissional”, disse.
Relembre o caso
André Luis Sotero Vital foi preso por participar ativamente de rinhas internacionais de Pitbull, em São Paulo, em 2019, ocasionando o resgate de 21 cachorros da raça pitbull. A função do amazonense, médico veterinário, na rinha era medicar os animais para que dessa forma eles aguentassem mais tempo os duelos.  Na maioria das vezes, as lutas resultaram na morte dos animais.  Além disso, ele ajudava a matar os cães e assar a carne dos animais para comercializar.
À época, no local, a polícia Civil encontrou envelopes com anotações onde constava apostas, celulares, troféus, camisetas, planilhas sobre lutas, medicamentos ilegais e outros insumos hospitalares que seriam usados nos animais.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativomanchetemeio ambientePolíciaPolícia Civil
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Licenciamento urbano de Manaus tem recorde no atendimento em março com alta de 32,4%
Próximo artigo Escolha de Osvaldo Cardoso para presidência da Manauscult tem aprovação do Conselho de Cultura do Distrito Federal

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

9 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

9 meses atrás
Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas
Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas
Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes
Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças
Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?