Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Após missão técnica com Prefeitura de Manaus, Iphan deve lançar nova normativa do Centro em setembro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Após missão técnica com Prefeitura de Manaus, Iphan deve lançar nova normativa do Centro em setembro
Manaus

Após missão técnica com Prefeitura de Manaus, Iphan deve lançar nova normativa do Centro em setembro

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Avançando no fortalecimento de medidas de preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro e no estreitamento de relações institucionais do governo federal, o Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), de Brasília, esteve realizando visita técnica em Manaus, com a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). E após tratativas entre os grupos saiu a data para a finalização da nova normativa do órgão federal para o centro histórico da capital amazonense: setembro.

O Iphan vai concluir até setembro a parte de revisão e ajuste da norma, cujo objetivo é ser um vetor de crescimento econômico, valorização do espaço e promoção do patrimônio do território. A missão na capital foi concluída com uma fase de visita ao conjunto edificado da cidade, no sábado, 15/4.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a presença dos técnicos do Iphan nacional na cidade permitiu apresentar o programa “Nosso Centro” com mais especificações e detalhamento. “Ao mesmo tempo também Podemos pleitear recursos do governo federal junto ao instituto, além de colocar em pauta a unificação no licenciamento, fazendo integração de sistemas entre Implurb e Iphan. A ideia é evitar que os requerentes abram processos, para o mesmo fim, nos dois órgãos. Vamos trabalhar para buscar uma forma de unificação após a publicação da nova normativa”, explicou o vice-presidente.

Em cooperação inédita do Iphan Amazonas e Implurb, a autarquia participa da construção colaborativa da minuta da normativa, com os atributos de valor paisagístico, elementos estruturais do bem cultural e diretriz de preservação do território.

“A parceria já está acontecendo desde antes da assinatura do termo de cooperação entre as instituições. E os técnicos do Iphan nacional comentaram que o nosso trabalho está alinhado com a nova gestão do governo federal, prevendo retomada de ações culturais e fortalecimento de iniciativas de recuperação de áreas históricas”, completou Andrade.

De Brasília, estiveram em Manaus o arquiteto e urbanista George Alex da Guia, analista de infraestrutura em exercício e doutor em planejamento e projeto urbano; e o analista de Gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e advogado Felipe Monteiro, pós-graduado em Relações Internacionais.

Conforme o superintendente do Iphan no Amazonas, Mauro Augusto Menezes, a normativa vai incorporar o que potencializa a proteção, valorização e preservação, mas também projetos e investimentos como habitação, turismo, fomento a negócios e investimentos que precisam ser realizados para promover a revitalização do centro histórico.

“O Centro tem todos os equipamentos e uma pujança que vimos no passado e que PODE ser recuperada e melhorada para o presente e futuro. A normativa é um vetor necessário para garantir o fomento ao crescimento econômico e à valoração desse lugar na cidade. A partir destes últimos passos, vamos concluir até setembro a normativa”, afirmou.

Norma

A normativa para a área central e que tem tombamento está sendo construída desde 2019. A área de tombamento do centro histórico de Manaus é protegida nacionalmente desde 2012.

A poligonal de tombamento protegida pelo Iphan abrange uma área entre a orla do rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas. Os monumentos refletem o espírito da Belle Époque, quando a capital amazonense era conhecida como uma das metrópoles da borracha. No auge do ciclo do produto, o Brasil exportou 42 mil toneladas do insumo em um único ano, dinheiro que financiou boa parte do conjunto urbano.

‘Nosso Centro’

Com o programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, e com obras iniciadas da primeira etapa, uma das diretrizes para o projeto é ter revitalização do território com a promoção de habitação e moradia.

A cooperação técnica Implurb e Iphan-AM tem como objeto a gestão compartilhada do conjunto tombado do centro histórico de Manaus, visando sua preservação, promoção e valorização como Patrimônio Cultural Brasileiro. A execução global do objeto do acordo é de 24 meses.

Para o cidadão que precisa licenciar obras, reformas ou fazer negócios com imóveis na área central de interferência do tombamento, a ideia é melhorar a tramitação de processos. Como melhorar mecanismos de licenciamento será objeto de debate entre os técnicos das instituições, com um desenho posterior, plano de trabalho e atividades para propor as rotinas de análise, autorização e fiscalização junto a intervenções permanentes ou temporárias.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Tags:David AlmeidaFiscalizaçãoManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto de Peixoto que resguarda direito de trabalhadores avança na CMM
Próximo artigo Em entrevista à rádio Rádio Rios FM, Dr. George Lins destaca pautas envolvendo saúde, segurança e economia

Mais notícias desta categoria

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

2 horas atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

2 horas atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

3 horas atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

10 horas atrás

Reciclagem ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

12 horas atrás

Novo local de acesso ao palco Malcher a imprensa credenciada no ‘#SouManaus 2025’

12 horas atrás

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

15 horas atrás

Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

16 horas atrás

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

16 horas atrás

Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

16 horas atrás

Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher

1 dia atrás

Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus

1 dia atrás
Prefeito David Almeida destaca sucesso da 1ª corrida ‘#SouManaus’ no centro histórico e celebra participação de mais de 6 mil pessoas
Lounge para imprensa no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do programa ‘Saúde Nota 10’ com foco na preservação do meio ambiente
Prefeito David Almeida entrega equipamentos agrícolas e anuncia novos editais para associações rurais em Manaus
Prefeito David Almeida anuncia corrida solidária como parte oficial do calendário do #SouManaus Passo a Paço
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?