Ampliação do diagnóstico, prevenção e cuidado especializado alinhados a políticas estaduais e nacionais reduziram mortalidade por HIV/Aids no Amazonas.
O Amazonas registrou uma redução de 20,7% na mortalidade por Aids entre 2013 e 2023, segundo o último boletim HIV do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da saúde. A queda está associada à ampliação do diagnóstico, das ações de prevenção e do cuidado especializado, incluindo a descentralização de serviços para a capital e o interior.
Descentralização e ampliação do atendimento
Conforme a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), a descentralização dos serviços de diagnóstico e prevenção levou o atendimento para vários pontos da REDE, em Manaus e no interior. “Hoje, temos uma ampla REDE organizada e o atendimento cada vez mais perto do cidadão. Com isso, aumentamos a testagem e a detecção precoce, o que é muito importante para o acompanhamento desses casos e a interrupção da cadeia de transmissão do HIV”, afirmou Nayara Maksoud, secretária de Estado de saúde.
A REDE laboratorial com diagnóstico rápido já está implementada em Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins, Manaus e São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios estão na fase final de implantação: Borba, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Manacapuru. Com a expansão, o estado passará a ter 12 municípios oferecendo diagnóstico rápido.
Prevenção: PreP, PEP e insumos distribuídos
Em 2025 foram realizadas 65 ações volantes de prevenção e testagem em ISTs, com ampla distribuição de insumos. Já foram entregues mais de 305 mil preservativos, 100 mil unidades de gel lubrificante e 2 mil autotestes para HIV. Em ações itinerantes, foram realizados 3.500 testes rápidos.
A oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) foi ampliada e está disponível em oito municípios: Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins e Presidente Figueiredo. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) alcança 36 municípios, incluindo Manaus, Alvarães, Apuí, Barcelos, Itacoatiara, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Urucará.
Reforço na assistência e protocolos técnicos
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) teve o quadro funcional reforçado em 2025 com 76 novos profissionais cedidos pela SES-AM: 18 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas, dois médicos, cinco auxiliares de enfermagem, quatro técnicos em hemoterapia, três técnicos em patologia, um auxiliar de nutrição, um farmacêutico, um nutricionista e um copeiro. Com isso, a FMT-HVD passou a focar no tratamento das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA).
O Programa Estadual de HIV/Aids da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) produziu novas orientações técnicas em 2025. Entre as entregas estão a padronização dos laudos de testes rápidos; a autorização para prescrição da primeira Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros, medida que PODE reduzir em até 50% o tempo entre diagnóstico e início do tratamento; orientações para vacinação contra Hepatite A em pessoas vivendo com HIV; recomendações para vacinação contra Mpox em pessoas vivendo com HIV; e reforço nas ações de prevenção da transmissão vertical.
capacitação e monitoramento
Ao longo de 2025 foram realizados 45 treinamentos para profissionais e equipes de laboratório, abordando sistemas e o Painel de Monitoramento Integrado do Cuidado do HIV e da Aids, além do aprimoramento de fluxos operacionais. A formação continuada incluiu quatro webinars em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com temas como PreP e PEP. Capacitações presenciais sobre manejo clínico de HIV/Aids alcançaram Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Tabatinga, Manacapuru e Tefé.
A FVS-RCP também definiu fluxos assistenciais do projeto “Aids Avança” e realizou capacitações para profissionais do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca), espaço da Secretaria de justiça e direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) voltado ao atendimento de vítimas e testemunhas de violência infanto-juvenil.
Campanha e articulação estadual
A FVS-RCP intensifica em todo o estado a programação da Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, articulando estratégias e prestando apoio técnico aos municípios.
Assuntos nesse artigo:
#hiv, #aids, #amazonas, #ists, #prevencao, #prep, #pep, #testagem, #diagnostico, #descentralizacao, #fmthvd, #fvsrcp, #sesam, #mortalidade, #tarv, #autotestes, #preservativos, #treinamento, #vacinação, #dezem brovermelho


