Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva
Gestão EstadualPolítica

Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Amazonastur Visita tecnica na Aldeia Indigena Beija Flor em Rio 4 1024x683 Db1n1y

Ação do Governo do Amazonas busca ordenar e fortalecer a atividade turística com foco no desenvolvimento sustentável e protagonismo cultural

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu início, na segunda-feira (13/05), ao Plano de Ordenamento Turístico (POT) na Aldeia Beija-flor, localizada na zona urbana de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A ação do Governo do Amazonas visa ordenar e fortalecer a atividade turística nas comunidades indígenas com foco no desenvolvimento sustentável e protagonismo cultural.

Para isso, o POT inclui ações voltadas para a formação do produto turístico, sensibilização ambiental e qualificação aplicada ao turismo. O projeto piloto começou a ser executado em 2022, nas comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga da Conquista, e Tuyuka e Diakuru, na RDS do Tupé.

A diretora de Desenvolvimento e Turismo (DTUR) da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, ressaltou que a construção do POT conta com o apoio de órgãos estaduais e municipais, o que permite a replicação das ações para mais comunidades indígenas que trabalham com atividade turística. Ela explicou que o projeto possui duas fases, iniciando com a Fase de Diagnóstico.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

“Agora fazemos uma análise do local, um levantamento dos potenciais turísticos e quais as ações de ordenamento necessárias para levar capacitação e infraestrutura para que a comunidade consiga se ordenar e se preparar para receber os turistas”, detalhou Pampolha.

Além da equipe da Amazonastur, a Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur) também participou da ação. Para a titular da pasta, Vanuza Barroncas, o plano de ordenamento ajuda na preservação da cultura indígena e permite o envolvimento direto da comunidade no processo da atividade turística.

“Estamos fazendo a nossa parte para que a própria comunidade preserve seus conhecimentos, hábitos e costumes, sem deixar de lado o etnoturismo, que é uma potencialidade forte na região. Esse processo fortalece a atividade turística no município”, enfatizou a secretária.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Potencialidades turísticas

Durante a programação foi realizada uma visita técnica com a finalidade de reconhecer o ambiente visando os pontos de visitação do turista. Também foram realizadas roda de conversa e oficina de turismo e diagnóstico local, onde foram discutidos os pontos fortes, potencialidades turísticas e os pontos a melhorar.

A chefe do Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, fez um balanço positivo da visita técnica e comentou como será a atuação da Empresa Estadual de Turismo para potencializar o turismo na comunidade.

“Agora que identificamos os principais atrativos turísticos, a potencialidade e desafios, o primeiro passo é elaborar um plano de ação com as metas e ações para fortalecer a comunidade no turismo, infraestrutura e acessibilidade”, afirmou Tavares.

Com o plano de ação pronto será possível criar experiências turísticas trazendo oficinas à comunidade para construir junto com ela, um novo produto turístico para Rio Preto da Eva. Quem aprovou a iniciativa foi o tuxaua geral da comunidade indígena Beija-flor, Fausto de Andrade Moryá.

“A gente agradece muito a parceria da Amazonastur, que vai ajudar muito a nos organizar, como a gente não sabia preço, valores, pacotes, tudo isso aí, acho que a gente vai ter uma noção depois disso de como receber bem o turismo aqui na aldeia Beija-Flor”, contou.

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

História

Fundada em 1991, a aldeia Beija-Flor tem sua sede instalada na zona urbana de Rio Preto da Eva, mas possui outras cinco microáreas (Beija-Flor II, III, IV, V e VI). Nelas, vivem hoje mais de 1.2 mil pessoas, pertencentes a 11 etnias, que adotam sua língua e suas tradições ancestrais.

Atualmente, a comunidade oferece o turismo voltado fortemente para a valorização da cultura (cerimônias, rituais de iniciação, danças sagradas e grafismo indígena), associado à venda de artesanato indígena, além de comidas típicas e trilha na floresta.

O post Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Governo do AmazonasManausRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior cultura museu seringal marcely gomes 1024x682 uoAfaO Espetáculo teatral, farinhada e ciclo da borracha integram a programação da 22º Semana dos Museus no Museu do Seringal
Próximo artigo PMAM NO RIO GRANDE DO SUL 1 768x1024 QynaYq Policiais militares do Amazonas contam experiência de missão no Rio Grande do Sul

Mais notícias desta categoria

Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

2 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

2 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

3 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

3 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

3 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

4 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

4 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

4 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

5 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

6 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

6 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

7 dias atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?