Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonas tem a maior taxa de cura de hanseníase dos últimos 30 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonas tem a maior taxa de cura de hanseníase dos últimos 30 anos
Gestão Estadual

Amazonas tem a maior taxa de cura de hanseníase dos últimos 30 anos

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Estado alcançou o seu Melhor índice foi de 92,2% de cura dos pacientes diagnosticados com hanseníase. FOTO: Divulgação/Fuam

O Amazonas alcançou, em 2019, a maior taxa de cura de hanseníase dos últimos 30 anos, com 92,2% de pacientes recuperados da doença. O índice inédito foi divulgado pelo Ministério da saúde, que apresentou os indicadores de hanseníase 2019 de todas as unidades da federação. O resultado reflete a atuação do Governo do Estado, por meio da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), responsável pelo Programa de Combate à Hanseníase, que tem intensificado o monitoramento e as ações do programa ao longo dos últimos anos.

“Um dos principais indicadores para monitoramento da hanseníase é o percentual de cura; nos últimos anos o Estado do Amazonas vem tendo uma melhora significativa deste indicador e no ano de 2019, o Estado alcançou o seu melhor índice que foi de 92,2% de cura dos pacientes diagnosticados, sendo esse o maior percentual de cura do Brasil”, explica o gerente de Epidemiologia da Fuam, Jamile Júnior.

A Fuam monitora o percentual de cura nas coortes, ou seja, em grupos de pacientes em tratamento por determinado período. Desde 1990, esta é a primeira vez que o Amazonas alcança este índice, sendo classificado com o conceito “Bom”, segundo parâmetros do Ministério da saúde, em escala que inicia com o conceito “Precário”, para índices de cura abaixo de 75%; seguido por “Regular”, para taxas de cura entre 75 e 89,9%; e finalmente “Bom”, para os que atingem percentuais acima de 90% na cura dos pacientes.

A melhoria do indicador se deve a uma série de medidas de monitoramento dos casos de hanseníase diagnosticados em todo o estado, abrangendo ações como o acompanhamento rigoroso dos pacientes em tratamento e os testes em contatos de pacientes, ou seja, o monitoramento também daqueles que mantém contato íntimo e prolongado com um paciente de hanseníase em tratamento, normalmente seus familiares.

“Para que a taxa de cura de pacientes se eleve, o monitoramento de pacientes precisa funcionar. Por isso, o fortalecimento das parcerias com a Secretaria Municipal de saúde (Semsa-Manaus) e também com as secretarias de saúde municipais tem sido essencial, pois elas vêm realizando um trabalho muito importante de visitas aos pacientes, evitando o abandono do tratamento, resgatando pacientes faltosos e auxiliando no monitoramento dos contatos”, explica Jamile Júnior.

Atenção e acompanhamento – Dentre as diretrizes do Ministério da saúde para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, alguns indicadores operacionais como a proporção de cura de hanseníase entre os casos novos diagnosticados nos anos da coorte e a proporção de casos com grau de incapacidades físicas avaliados em dois momentos – no diagnóstico e na cura – são importantes para avaliar a qualidade do serviço de hanseníase.

Se esses indicadores forem positivos, significa que a atenção e o acompanhamento dos casos novos diagnosticados até a completude do tratamento estão sendo eficazes. O resultado se reflete diretamente nos pacientes, com a melhoria nos índices de cura.

Neste quesito, a Fuam tem feito o “dever de casa” e melhorado seus números. Além do aumento na taxa de cura de pacientes, o percentual de pacientes que foi avaliado quanto ao grau de incapacidade física (GIF) no diagnóstico, em 2019, chegou a 93,1%. Já o percentual de pacientes que foi avaliado quanto ao GIF no momento da alta, quando esses pacientes obtiveram cura, foi de 90,9%.

A avaliação do GIF por si só não garante que o paciente não terá sequelas da doença, pois o diagnóstico precoce da hanseníase, o tratamento feito de forma adequado e o acompanhamento para monitorar possíveis reações medicamentosas (e o manejo desses casos) são alguns fatores fundamentais para se evitar tais danos. Ainda assim, garantir que os pacientes sejam avaliados quanto a possíveis incapacidades que a doença possa causar PODE ser determinante na conduta e no sucesso do tratamento.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas lança edital internacional para aquisição de 6,6 mil armas
Próximo artigo Hospital Platão Araújo retoma projeto que reduz superlotação hospitalar

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

2 horas atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

5 horas atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

8 horas atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

18 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

1 dia atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

1 dia atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

1 dia atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

1 dia atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

2 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?